Economia
Ufa! Bancos voltam a oferecer empréstimos a beneficiários do INSS após CNPS rever decisão
Bancos haviam parado de oferecer empréstimo a aposentados e pensionistas, mas CNPS definiu novas taxas de juros.
Aposentados e pensionistas podem voltar a respirar aliviados, pois os bancos voltarão a ofertar empréstimo consignados para os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
As instituições financeiras haviam deixado de oferecer o produto após o CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) reduzir o teto de juros dessa modalidade de crédito. O teto estabelecido anteriormente era de 1,70%, considerado inviável por bacos públicos e privados, que suspenderam suas linhas após a decisão.
Na última terça-feira, 28, o CNPS resolveu voltar atrás. Em reunião, foi decidido que o novo teto de juros para empréstimos voltados a aposentados e pensionistas do INSS será de 1,97%. Assim, o limite se manteve abaixo dos 2%, como desejado pelo Governo Federal, mas ainda é atrativo para os bancos.
Essa decisão foi tomada rapidamente, já que não era da vontade dos órgãos que os aposentados e pensionistas ficassem sem a possibilidade de fazer empréstimos e procurassem opções bem menos vantajosas.
No encontro em que o novo teto foi fixado, a Febraban (Federação dos Bancos do Brasil) foi a responsável por representar as instituições financeiras. A entidade afirmou que caberá a cada instituição decidir se é conveniente ou não oferecer seus serviços a esse público.
“Caberá a cada instituição financeira, diante de sua estratégia de negócio, avaliar a conveniência de concessão do consignado para os beneficiários do INSS no novo teto de juros fixado pelo Conselho de Previdência”, disse a Febraban em nota.
Alguns bancos já confirmam a volta da oferta do produto, como Banco Pan, Santander, Bradesco e Banco do Brasil. Enquanto isso, a Caixa Econômica Federal se pronunciou, dizendo que aguarda a publicação da Instrução Normativa do INSS. No entanto, espera-se que as taxas da Caixa fiquem por volta de 1,87% ao mês.
Empréstimo consignado do INSS
O empréstimo consignado voltado a beneficiários do INSS, é aquele que é descontado diretamente da folha de pagamento do benefício, como aposentadoria ou pensão. Por esse motivo, os pagamentos são sempre feitos em dia e há segurança para as instituições, o que as permite oferecer juros mais baixos para esse público.
Segundo dados do Ministério da Previdência Social, cerca de 8 milhões de pessoas recebem algum tipo de benefício do instituto têm contratos ativos de consignado.

-
Política5 horas atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta: vírus em jogos de celular rouba dados e faz transferências via Pix
-
Tecnologia12 horas atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Carreira2 dias atrás
Esses 5 erros estão sabotando seu progresso no inglês
-
Empresas1 dia atrás
Wilson Sons, Equatorial e Mater Dei anunciam dividendos
-
Agronegócio1 dia atrás
Esses 5 deslizes estão matando sua horta — aprenda a corrigi-los
-
Cotidiano2 dias atrás
Mais de 5 milhões de títulos eleitorais são cancelados; veja como regularizar
-
Economia2 dias atrás
INSS adota novas regras para proteger dados de segurados