Conecte-se conosco

Economia

INSS consignado: Mudança radical nos juros! Saiba o que esperar!

Confira quais são as propostas e possíveis percentuais máximos de juros para a próxima mudança no consignado do INSS.

Publicado

em

13º salário

Atualmente, os bancos estão descontentes com a mudança no teto de juros do crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que foi reduzida para 1,7%. Tanto que algumas instituições chegaram a suspender essa modalidade de empréstimo.

Antes da decisão tomada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), os juros para a modalidade eram de 2,14%, de modo que as instituições justificaram não conseguirem fornecer crédito a uma taxa ainda menor do que essa.

O teto de juros estabelece o máximo que pode ser praticado ao conceder o crédito para aposentados e pensionistas do INSS, mas ainda é permitido às instituições cobrarem menos do que o estabelecido, como era o caso da Caixa, com juros de 1,8% antes da mudança.

Negociação e nova definição do teto de juros do consignado do INSS

Agora, existem três percentuais possíveis para a mudança, visto que o de 1,7% se demonstrou impraticável para a maioria dos bancos, o que prejudicaria os aposentados e pensionistas que necessitassem desse tipo de crédito.

Então, os trabalhadores e aposentados propuseram o valor de 1,9%; enquanto o presidente Lula propõe 1,97%; e os bancos sugerem o percentual de 1,99%.

A decisão deve ser tomada e o teto de juros para crédito consignado aos aposentados e pensionistas deve ser tomada dentro dos 20 próximos dias, buscando sanar a situação o mais rápido possível, para não restarem muitos prejudicados.

Empréstimo consignado do INSS

Essa é uma modalidade de crédito com descontos aplicados diretamente na folha de pagamento, o órgão responsável pelo controle dos juros é o CNPS. No consignado do INSS, é permitido ao segurado comprometer até 45% do benefício, da seguinte maneira:

  • 35% para empréstimo pessoal;
  • 5% para o cartão de crédito;
  • 5% para o cartão de benefício, instituído em 2022.

No entanto, após a confusão e consequente descontentamento das instituições, o presidente Lula se manifestou, dizendo que o que deveria ser uma situação benéfica para todos promoveu grande insatisfação nos bancos, pelo modo com que a decisão foi tomada.

O que resta agora é aguardar as negociações e esperar até que seja divulgado qual será o novo limite de juros permitido a ser praticado nos empréstimos consignados do INSS.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS