Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

IBGE aponta que desemprego no Brasil chega a 8,6%

PNAD Contínua

Publicado

em

A taxa de desemprego no país chegou a 8,6% no trimestre de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023, de cordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (31) e dizem respeito à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.

Conforme a autarquia, o indicador aumentou 0,5 ponto percentual na comparação com o trimestre de setembro a novembro de 2022, cuja taxa era de 8,1%, mas recuou 2,6 p.p. em relação mesmo período do ano anterior, quando a desocupação tinha alcançado 11,2%.

Também traz que a população desocupada apresentou elevação de 5,5%, ou 483 mil pessoas, em relação ao trimestre anterior, chegando a 9,2 milhões de pessoas.

E acrescenta que a população desalentada atingiu 4,0 milhões de pessoas, mostrando estabilidade trimestral.

IBGE: PNAD Contínua

Ainda de acordo com o levantamento, a taxa de informalidade reportada foi de 38,9% da população ocupada, e o rendimento real habitual ficou estável na comparação trimestral, com média de R$ 2,853 mil, assim como a massa de rendimento real habitual, de R$ 275,5 bilhões.

Já a força de trabalho, no trimestre, incluindo pessoas ocupadas e desocupadas, foi estimada em 107,3 milhões, uma retração de 1,0%, ou menos 1,1 milhão de pessoas em relação ao trimestre finalizado em novembro de 2022.

Levantamento sobre território

Em outro levantamento, divulgado ontem, o IBGE aponta que a área territorial do Brasil aumentou em 72,2 km² em 2022.

A expansão foi de 8.510.345,540 km², em 2021, para 8.510.417,771 km², no ano passado. Segundo o instituto, o aumento do território se deve a novos delineamentos de fronteira internacional em trechos do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“A partir de imagens de satélite atualizadas, a área de Geociências do IBGE aprimorou o cálculo o delineamento da cobertura do território brasileiro e descobriu que a extensão do País é 72km² maior do que se imaginava antes. Importante destacar que não houve mudança de fronteiras, só de mensuração de superfícies em trechos da fronteira nos estados citados”, explicou o IBGE.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS