Tecnologia
Invasor de Senhas: MacStealer Ameaça Dispositivos Apple – Saiba Mais!
Novo malware anunciado no início de março ameaça usuários de aparelhos da marca, com alta capacidade de acesso a dados confidenciais
Os usuários de produtos e dispositivos da Apple devem ficar atentos ao que vamos informar aqui. Um novo malware, chamado MacStealer, tem gerado preocupação pela capacidade de roubar dados e senhas das chaves do iCloud.
O vírus utiliza o sistema operacional macOS para obter e desviar informações confidenciais de aparelhos comprometidos. Ele afeta, principalmente a versão do macOS Catalina e outras posteriores em CPUs M1 e M2.
Conforme o apurado, até então, o MacStealer utiliza o Telegram como plataforma de comando e controle para conseguir roubar os dados.
Capacidade
Segundo técnicos da empresa de segurança cibernética Uptycs, o malware consegue desviar senhas, cookies e até dados de cartões de crédito de diferentes navegadores, como Firefox, Google Chrome e Brave.
Não bastasse tudo isso, ele ainda é capaz de extrair diferentes tipos de arquivos, incluindo txt, doc, jpg e zip. Ou seja, a sua privacidade está sob ameaça. É bom tomar cuidado com o que você clica ou baixa nos dispositivos.
O relatório da Uptycs mostra que o MacStealer ainda é uma espécie de vírus em desenvolvimento. Ele foi anunciado em fóruns hackers no início de março, somente, e está recebendo melhorarias por parte dos criadores.
O foco dos criminosos tem sido a elaboração de meios e estratégias para que o vírus consiga coletar senhas e cookies do Safari, além de anotações do aplicativo de notas.
Como se proteger?
Até o momento, não ficou esclarecido totalmente como o MacStealer chega aos dispositivos dos usuários. Sabe-se, somente, que ele é difundido como um arquivo DMG (weed.dmg).
Quando executado, esse arquivo abre um prompt de senha falsa e, assim, inicia a busca de acesso pelas configurações do sistema, com o objetivo único de coletar senhas e dados confidenciais.
Depois que o malware obtém êxito na tarefa, todos os dados e arquivos são comprimidos em formato zip e enviados para o criminoso por trás da utilização do vírus.
A recomendação é que pessoas que possuem Mac mantenham os dispositivos atualizados e em dia com os pacotes de segurança oferecidos pela Apple.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia23 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia1 dia atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp