Conecte-se conosco

Tecnologia

Invasor de Senhas: MacStealer Ameaça Dispositivos Apple – Saiba Mais!

Novo malware anunciado no início de março ameaça usuários de aparelhos da marca, com alta capacidade de acesso a dados confidenciais

Publicado

em

Os usuários de produtos e dispositivos da Apple devem ficar atentos ao que vamos informar aqui. Um novo malware, chamado MacStealer, tem gerado preocupação pela capacidade de roubar dados e senhas das chaves do iCloud.

O vírus utiliza o sistema operacional macOS para obter e desviar informações confidenciais de aparelhos comprometidos. Ele afeta, principalmente a versão do macOS Catalina e outras posteriores em CPUs M1 e M2.

Conforme o apurado, até então, o MacStealer utiliza o Telegram como plataforma de comando e controle para conseguir roubar os dados.

Capacidade

Segundo técnicos da empresa de segurança cibernética Uptycs, o malware consegue desviar senhas, cookies e até dados de cartões de crédito de diferentes navegadores, como Firefox, Google Chrome e Brave.

Não bastasse tudo isso, ele ainda é capaz de extrair diferentes tipos de arquivos, incluindo txt, doc, jpg e zip. Ou seja, a sua privacidade está sob ameaça. É bom tomar cuidado com o que você clica ou baixa nos dispositivos.

O relatório da Uptycs mostra que o MacStealer ainda é uma espécie de vírus em desenvolvimento. Ele foi anunciado em fóruns hackers no início de março, somente, e está recebendo melhorarias por parte dos criadores.

O foco dos criminosos tem sido a elaboração de meios e estratégias para que o vírus consiga coletar senhas e cookies do Safari, além de anotações do aplicativo de notas.

Como se proteger?

Até o momento, não ficou esclarecido totalmente como o MacStealer chega aos dispositivos dos usuários. Sabe-se, somente, que ele é difundido como um arquivo DMG (weed.dmg).

Quando executado, esse arquivo abre um prompt de senha falsa e, assim, inicia a busca de acesso pelas configurações do sistema, com o objetivo único de coletar senhas e dados confidenciais.

Depois que o malware obtém êxito na tarefa, todos os dados e arquivos são comprimidos em formato zip e enviados para o criminoso por trás da utilização do vírus.

A recomendação é que pessoas que possuem Mac mantenham os dispositivos atualizados e em dia com os pacotes de segurança oferecidos pela Apple.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS