Agronegócio
Ipê-roxo: o segredo na luta contra o câncer? Descubra já!
Casca do ipê-roxo está sendo estudada como tratamento para tumores. Saiba mais sobre os avanços descobertos pelos cientistas.
O chá da casca do ipê-roxo já é conhecido há muito tempo pela cultura popular brasileira e é utilizado como planta medicinal com múltiplas funções, inclusive para combater tumores. Conheça esses benefícios.
Algumas espécies de ipê, como o ipê-rosa, o ipê-branco e o ipê-roxo, têm sido estudadas por causa de suas propriedades com potencial medicinal em tratamentos de câncer.
Em diversos ipês, pode ser encontrada a substância beta-lapachona, com propriedades anticancerígenas, que os estudos apontam ser promissoras em tratamentos de câncer de pulmão, pâncreas e próstata.
Apesar de apresentarem esse potencial no combate aos tumores, ainda não se tem certeza científica de como esse componente presente nessas espécies funciona. São necessários mais estudos nesse sentido.
De acordo com David Boothman, principal responsável pelo estudo e professor do Centro Oncológico Integral Harold Simmons, a ação do beta-lapachona foi comprovada, e meios para sua utilização no tratamento de pacientes com câncer já vêm sendo viabilizados.
Essa propriedade pode ser devida à capacidade de reparação do DNA das células, evitando sua degradação e morte. A casca do ipê-roxo também tem ação anti-inflamatória e antifúngica e, na medicina popular brasileira, também é utilizada no alívio de dores musculares devido aos seus efeitos analgésicos e relaxantes.
Seu chá também é comumente recomendado para ajudar a controlar a diabetes e a anemia, além de ajudar no tratamento do mal de Parkinson e em problemas menstruais e ginecológicos.
Para a produção desse chá, é recomendada a extração da casca apenas de árvores adultas desenvolvidas, o que permite uma retirada em boa quantidade e de forma que a planta possa se recuperar.
A casca retirada precisa ser cortada em pedaços, seca e moída. Algumas farmácias fitoterápicas possuem a casca já moída em pacotes ou cápsulas.
Para o preparo do chá, duas colheres de sopa cheias devem ser fervidas em um litro de água. Após permanecer abafado por um tempo, deve ser coado e pode ser consumido uma xícara até 3 vezes por dia.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp