Agronegócio
Choram as rosas: plantas com sede ou dor são capazes de chorar!
A dupla Bruno e Marrone estava certa quando cantou: “choram as rosas”. As plantas realmente fazem sons quando tem sede ou dor!
Os humanos podem não ser capazes de ouvir, mas as plantas choram! Saber dessa descoberta recente com toda a certeza vai te fazer cuidar melhor de suas plantinhas.
Em um estudo publicado na revista científica Cell, realizado por meio de microfones, pesquisadores conseguiram perceber que plantas são capazes de emitir sons. Enquanto espécies bem cuidadas produzem apenas um som por hora, as estressadas, seja por falta de rega ou por recentes cortes em seu caule, emitem cerca de 35 sons no mesmo período.
E está tudo bem não ouvir o brulho, já que realmente pouquíssimos seres são capazes desse feito. Isso porque os sons são ultrassônicos, emitidos em cerca de 20 a 100 kilohertz, ou seja, agudos demais para os ouvidos humanos.
Por outro lado, acredita-se que animais como ratos, morcegos e mariposas podem ouvir o “choro” das plantas e vivem em um mundo onde elas praticamente falam. Essa mesma equipe de estudo, anteriormente, já havia descoberto que as espécies de vegetais conseguem até mesmo responder os animais.
Resultados do estudo
Os estudos foram realizados por cientistas da Universidade de Tel-Aviv, em Israel. Lilach Hadany e seus colegas de equipe colocaram vegetais como tabaco e tomate em caixas com microfones, que foram capazes de captar todos os ruídos feitos pelas plantas, mas que passam despercebidos pelos ouvidos dos pesquisadores. O resultado foi óbvio: as estressadas são mais barulhentas.
Hadany conta que quando se acelera ou desacelera o som, é possível perceber cliques curtos, quase como uma pipoca estourando. A pesquisadora ainda ressalta que não é como se as plantas cantassem.
As espécies com caules cortados recentemente ou que estavam sem a rega correta foram as que mais emitiram sons, demonstrando claro desagrado, como um choro.
Mas se plantas não tem cordas vocais ou pulmões, como que elas fazem barulhos? Hadany explica que a teoria atual mais aceita é a de que o som é produzido pelo xilema.
O xilema é um tubo que transporta água e nutrientes da raiz até as folhas e flores, funcionado quase como um canudo. Quando bolhas de ar se formam ou estouraram, acontece um pequeno clique no xilema. Essa formação de bolhas pode ocorrer no caso de plantas com sede.
Dessa maneira, essa equipe acabou produzindo um modelo de aprendizado de máquina que foi capaz entender quais delas estavam estressadas com 70% de precisão. Os pesquisadores testaram o mecanismo numa estufa, com um software que consegue ignorar os ruídos do vento e do ar condicionado. Ainda assim, as plantas puderam ser ouvidas.
-
Política12 horas atrás
Cidade nordestina pode perder não uma, mas DUAS praias de uma vez; entenda o caso
-
Finanças2 dias atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Com fim da escala 6×1, descubra quais profissões seriam beneficiadas
-
Economia1 dia atrás
Governo antecipará R$ 1.200 do Bolsa Família para o Natal; veja datas
-
Curiosidades1 dia atrás
Marca de cerveja favorita dos brasileiros NÃO é a mais consumida