Conecte-se conosco

Saúde

Xô diabetes: vinagre de maçã pode manter diabetes sob controle

O vinagre de maçã está sendo estudado para reduzir os níveis de açúcar no sangue. Ele seria capaz de ajudar no tratamento da diabetes tipo 2.

Publicado

em

Quem tem diabetes já sabe que precisa cuidar da alimentação e cuidar dos níveis de açúcar no sangue. Mas agora uma excelente notícia promete ajudar neste controle: o consumo de vinagre pode ser um aliado.

Uma pesquisa realizada em Milão, na Itália, submeteu cinco indivíduos saudáveis a seis refeições distribuídas aleatoriamente. Algumas eram temperadas apenas com azeite, outras com azeite e vinagre e um terceiro grupo com vinagre e bicarbonato de sódio.

A glicose, ou seja, o nível de açúcar no sangue, era medida antes e 95 minutos após cada refeição para análise dos pesquisadores.

A equipe concluiu que o vinagre influenciou positivamente estes níveis para os indivíduos normais (sem diabetes).

É importante destacar que o número de participantes foi pequeno, apenas cinco participantes, o que não torna possível aplicar os resultados para uma população mais ampla. Outro fator é que quem participou do teste não tinha diabetes tipo 2. Apesar disso, os resultados já são animadores.

O que é diabetes tipo 2

Esta doença é uma condição médica caracterizada pelo excesso crônico de açúcar no sangue, que pode desencadear uma série de problemas e complicações, como perda de visão e até infarto.

Diferente do tipo 1, este tipo começa com a resistência à insulina –  um hormônio que regula o movimento do açúcar nas células. Para compensar a situação, o pâncreas acelera a produção de insulina.

Mas isso tem um preço: com o tempo, o órgão fica exausto e as células começam a falhar. Até que, um dia, não dá conta mais da sobrecarga – é aí que o açúcar no sangue dispara e fica permanentemente alto.

Em muitos casos, adotar um estilo de vida mais saudável com atividade física e uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar, ajudam a melhorar a situação e podem manter os níveis de glicose mais estáveis.

No entanto, em outros casos, pode ser necessário administrar insulina e/ou outros medicamentos para controlar o nível de açúcar no sangue.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS