Tecnologia
Espionagem no celular? Anunciantes ouvem suas conversas?
Pesquisa desenvolvida para elucidar umas das grandes teorias entre usuários de smartphones chegou a um resultado esclarecedor sobre o caso
Você, com certeza, já deve ter se perguntando se um aparelho celular consegue ouvir ou monitorar o que dizemos quando conversamos com alguém perto dele.
Em muito casos, essa sensação se dá pelo fato de sermos bombardeados, com frequência, por anúncios publicitários, dicas, cursos e produtos relacionados ao que estávamos conversando.
A recorrência desse tipo de situação alimenta uma teoria famosa, entre os usuários de smartphones, de que tudo que falamos perto deles é monitorado de alguma forma. Sem dúvida, isso é algo assustador, mas será que é verdade?
Sensação ou realidade?
Um relatório recente divulgado pela empresa NordVPN informou que isso não seria apenas uma sensação ou mera teoria do usuário, mas sim algo que, de fato, acontece.
Anunciantes e plataformas de anúncio, segundo o relatório, possuem mecanismos de escuta do que as pessoas falam perto dos aparelhos e sugerem, a partir disso, produtos e serviços relacionados.
Empresas e marcas estariam utilizando, atualmente, um novo tipo de monitoramento de dados que possibilita a escuta de ruídos de fundo. Elas utilizam as informações obtidas para personalizar os anúncios apresentados para cada pessoa.
Como funciona?
O método, basicamente, funciona por meio de “sinalizadores de áudio”. Eles ativam todos os equipamentos e dispositivos pertencentes ao usuário para registrar o comportamento e a localização.
Esses sinais não podem ser captados por ouvido humano, mas os celulares conseguem identificá-los e gerar aos anunciantes dados sobre o que você está vendo, ouvindo e falando.
Conforme a pesquisa da NordVPN, 45% dos britânicos entrevistados já viram algum tipo de anúncio relacionado no celular, logo após falar sobre determinado assunto ou produto.
Isso aconteceu, até mesmo, quando a pessoa estava vendo alguma publicidade pela TV, sem ter feito qualquer pesquisa ou busca. Os sinais de áudio coletados no ambiente induziram a replicação do anúncio no smartphone.
Como evitar?
Se te assusta o fato de saber que o seu dia a dia é mais monitorado do que se imagina, existe um jeito de tentar evitar essa invasão de privacidade.
O principal método disponível para conter esse rastreamento sonoro é recusar as permissões do microfone nos sites e aplicativos baixados no aparelho.
Essa alteração pode ser feita, facilmente, nas configurações do dispositivo. Além disso, está disponível tanto em iPhones (iOS) quanto em Android.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp