Conecte-se conosco

Automobilística

É verdade que o Governo Lula quer tirar os carros antigos de circulação no país?

De acordo com o divulgado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pode existir um novo programa de automóveis no Brasil.

Publicado

em

Nesta segunda feira (3), foi informado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que o governo está analisando uma proposta que pode retirar muitos carros antigos de circulação no país. O projeto surgiu após encontro com Geraldo Alckmin.

Alckmin, que além de vice-presidente é também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, parece ter dialogado com Haddad sobre a possibilidade de um programa de renovação da frota de automóveis semelhante ao que já existe para caminhões, ônibus, micro-ônibus, vans e furgões.

Haddad disse ter discutido ideias sobre a possibilidade de criar um programa que utiliza um fundo das petroleiras e dedicar o fundo para a transição ecológica, através da atualização de carros muito antigos que podem ser retirados de circulação por meio de indenização.

Assim, a frota de automóveis é renovada, o meio ambiente sofre menos com os impactos produzidos pelos veículos mais antigos e os donos de carros antigos recebem uma indenização, pelo menos é o que parece.

Até o momento, no entanto, o ministro da Fazenda não cedeu mais detalhes sobre como essa indenização seria feita ou sequer se seria possível, apenas informando que o programa foi um pedido do vice-presidente da República.

Fundo das empresas petroleiras

O fundo das empresas petroleiras já existe e, assim como diz o nome, é abastecido com recursos das empresas de petróleo. Por isso, o ministro Haddad crê não ser preciso encontrar outra fonte de recursos para financiar o programa, visto já existir esse.

Além de uma intenção do próprio governo, o projeto é uma demanda também do setor automotivo, que pretende levar para carros leves o mesmo impulso que existe para a renovação da frota de caminhões e veículos pesados.

Isso porque no último ano, ainda no governo Bolsonaro, o então presidente da República criou um programa para a retirada voluntária de veículos pesados que não estivessem em dia com os requisitos técnicos de rodagem ou tivessem mais de 30 anos de quando foram fabricados.

O programa foi criado por meio da Medida Provisória que se tornou lei aprovada pelo Congresso Nacional, mesmo com vetos parciais. Pautado nela, agora é possível que as empresas petroleiras possam utilizar o dinheiro da pesquisa e inovação para investir na atualização da frota de caminhões e ônibus.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS