Conecte-se conosco

Tecnologia

Esperta! Mulher usa ChatGPT para criar contestação e anula multa de trânsito

Estudante da Inglaterra recorreu ao chatbot para produzir a justificativa e tentar se safar da penalidade. Texto foi levado às autoridades

Publicado

em

Por esta (talvez) nem os criadores do ChatGPT esperavam! O chatbot da OpenAI foi utilizado por uma estudante de 22 anos, na Inglaterra, para redigir uma justificativa e tentar anular uma multa de trânsito.

Millie Houlton, da Universidade de York St. John, recorreu à inteligência artificial para se safar da penalidade. A multa aplicada pela polícia foi por ela não apresentar o comprovante de estacionamento onde o carro estava parado.

Projetado para dar respostas textuais semelhantes às de um ser humano, o ChatGPT é submetido a perguntas sobre temas variados e responde conforme o conjunto de dados que lhe foi fornecido.

Algumas respostas podem ser de qualidade questionável, com erros ou ir além da capacidade do chatbot. Fato é que, no caso da estudante inglesa, ele foi bastante útil.

Ajuda do ChatGPT

A universitária informou todos os detalhes da ocorrência, como local, data e horário em que a multa foi aplicada. Em poucos minutos, o ChatGPT forneceu o texto de contestação personalizado.

No conteúdo da resposta, ele apontou que Houlton havia comprado um comprovante de estacionamento válido para dois anos, correspondente ao local onde ela havia parado o carro, e que ela não estaria lá se não tivesse o documento.

A estudante enviou o texto feito pela inteligência artificial para as autoridades locais e foi informada dias após a multa de £74 (em torno de R$ 467) havia sido revogada.

Versatilidade

As possibilidades de uso do ChatGPT são variadas, e o caso de Millie Houlton comprova isso. Basta abusar da criatividade e tentar obter a sua resposta.

Ele pode ser utilizado, por exemplo, como assistente pessoal, ajudando a prever prazos, fazer reservas em restaurantes e até planejar viagens.

Além disso, o chatbot consegue jogar jogos, desde adivinhação até RPG. E com sua capacidade textual, pode ajudar a criar histórias e roteiros para filmes, livros e série.

Um dos usos mais comuns, desde que ele foi disponibilizado para os usuários, em geral, tem sido o fornecimento de códigos de programação.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS