Conecte-se conosco

Automobilística

Carros que pulam: Como a suspensão personalizada melhora a dirigibilidade?

Você já ouviu falar nos lowriders? São carros com suspensão personalizada que quicam. Saiba como essa tecnologia pode reduzir impactos.

Publicado

em

Se você conhece os lowriders, sabe que são aqueles carros famosos nos Estados Unidos e México que possuem uma suspensão personalizada, o que faz com que eles sejam capazes de pular, quicar e até mesmo parar com uma elevação em um só dos eixos ou mais, de acordo com a configuração.

Esse tipo de suspensão pode ter sido relacionada a menores impactos e trancos no carro, tendo em vista que a Mercedes-Benz vai oferecer essa tecnologia para os clientes da marca, não tanto pela diversão e irreverência, mas sim com foco na dirigibilidade e segurança.

Os carros mais luxuosos da montadora alemã já estão instalados com um sistema de suspensão, como o SUV GLS e o sedã Classe S. O nome do sistema é E-Active Body Control, mas o modo que faz o carro “quicar” é chamado de Free Driving Assist.

Todo esse sistema permite que o carro compense irregularidades do chão, antecipar movimentos, expandir ou comprimir a suspensão para evitar maiores impactos e trancos, além de auxiliar na saída de atoleiros e evitar raspar em valetas.

Uma das utilidades mais impressionantes da nova suspensão dos carros de luxo da montadora é que ele utiliza os sensores de presença instalados ao redor do carro, sendo capaz de deslocar a carroceria para o lado considerado mais seguro, caso verifique alguma colisão iminente.

No entanto, como nem todo mundo tem condições de adquirir um dos modelos mais caros da Mercedes-Benz, que chegam com a suspensão nova de fábrica, existe uma opção um pouco mais em conta, mas ainda, sim, não é barato.

Por exemplo, esse sistema personalizado de suspensão só pode ser feito por oficinas especializadas e com um projeto específico, feito individualmente para cada carro, sem contar que a maior parte das peças é importada.

Então, para ter um lowrider, estima-se um gasto mínimo de R$ 15 mil, de acordo com o UOL Carros, isso levando em consideração as peças mais simples, caso a modificação seja feita no exterior, sem levar em consideração o valor do carro em si.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS