Economia
Pacote atrasou? Entenda os porquês dos atrasos no Aliexpress!
Quem compra produtos de fora do país já espera uma certa demora na entrega. Mas devido a taxação e apreensão, as lojas estão com dificuldades de vender para o Brasil.
Para aqueles que adoram fazer compras em sites internacionais, como o Aliexpress, saibam que a demora para a entrega pode ser ainda maior que o esperado.
Quando se compra algum produto que será enviado de outro país, os clientes já esperam a “demora”, embora os conceitos logísticos modernos tenham alterando um pouco esse paradigma.
No entanto, devido à taxação e a apreensão de produtos pela Receita Federal, as lojas, como o Aliexpress, estão deixando de vender para o Brasil.
Com uma fiscalização mais pesada por parte da Receita Federal, as taxações estão cada vez mais frequentes e elevadas. Isso acaba por não afetar apenas os clientes, mas também os lojistas que vem perdendo a vontade de vender para o público brasileiro.
Anteriormente, compras enviadas da China, quando ficavam retidas na Alfândega e o comprador se negava a pagar a taxa, a mercadoria era devolvida ao remetente. Agora, os produtos ficam apreendidos pela Receita Federal. Os itens mais afetados são placas de vídeo, CPU, placa-mãe, RAM, entre outros.
Uma das principais placas-mãe vendidas pelo Aliexpress, a Machinist, por um tempo teve sua venda suspendida para o Brasil. No entanto, logo voltou a ser comercializada com o aviso de que seria declarado o valor real do produto.
“De acordo com a política nacional de alfândega do Brasil, muitos clientes relataram que o valor declarado baixo resultará na falha na liberação alfandegária. Ou para punir a declaração de preço baixo, é necessário pagar mais do que as taxas alfandegárias“, afirmou a empresa responsável.
A empresa também afirmou que a forma de suavizar o processo de liberação alfandegaria é declarar os preços verdadeiros dos pacotes encaminhados para o Brasil.
A fiscalização pesada da Receita Federal vem trazendo problemas aos vendedores, visto que as grandes empresas, como o Aliexpress, só costumam repassar o valor do produto ao vendedor quando o comprador confirmar o recebimento do pedido.
Muitos clientes brasileiros que utilizam sites que vendem produtos da China estão se preocupando com essa dinâmica, tendo em vista que as lojas estão começando a deixar de exportar para o Brasil devido à fiscalização.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp