Economia
FGTS travado? Desvende os motivos e retome controle agora mesmo!
O FGTS é um direito trabalhista de todo trabalhador formal. Ter o valor bloqueado pode assustar, mas saiba por quais motivos isso acontece.
O FGTS (Fundo de Garantida do Tempo de Serviço) é um direito trabalhista. Os empregadores são obrigados a realizar depósitos mensais referentes a 8% do salário bruto do empregado nesse fundo.
Em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador tem direito a utilizar o dinheiro. No entanto, em outras situações, como a compra de sua casa própria, podem permitir o uso do fundo.
Existem, também, algumas situações em que o FGTS pode ser bloqueado temporariamente, entre essas, questões judiciais ou empréstimos.
Saque-Aniversário
O saque-aniversário é um dos motivos pelo qual o seu FGTS pode ser bloqueado, mas vale ressaltar: o bloqueio é parcial, e não total.
Quando se opta por essa opção de saque, ao em vez do saque rescisão, o trabalhador poderá receber entre 5% e 50% do saldo, mas não terá acesso ao fundo na totalidade em caso de demissão.
Além dessa maneira, o único meio de ter acesso ao restante do montante é por meio da aposentadoria ou do financiamento do imóvel próprio.
Empréstimos
Empréstimos também podem ser um motivo para o bloqueio do fundo. Isso, quando o trabalhador usa o FGTS como garantia de pagamento.
Dessa forma, até que a dívida seja quitada, o trabalhador não terá acesso ao fundo do FGTS, que será utilizado para pagamento do empréstimo em caso de inadimplência. Quando se termina de pagar o empréstimo, o saldo é automaticamente liberado para o trabalhador.
O que fazer?
Caso nenhuma das situações a cima seja o motivo do bloqueio do seu FGTS, será necessário procurar uma agência da Caixa Econômica Federal para tirar suas dúvidas.
Saber os seus deveres perante ao FGTS é de extrema importância para que seus direitos também sejam cumpridos. Dessa forma, ter ciência dos motivos pelos quais o bloqueio pode ter acontecido é uma maneira de não se complicar futuramente, quando necessitar do fundo.
Tem dúvidas? Muitas vezes sindicalistas podem ser de grande ajuda para sanar suas dúvidas em relação ao FGTS e suas normas. Advogados especialistas na área também são ótimas fontes para te livrar da dúvida incomoda.
Atualização de dados cadastrais
Não se esqueça nunca de manter os dados cadastrais junto a Caixa Econômica atualizados, tais como mudança de endereço, número de contato, estado civil, entre outros dados.
A falta de atualização desses pode causar inconsistências e dificultar a comunicação do banco para com o trabalhador, afetando, também, o acesso ao FGTS.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas22 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Tecnologia6 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate