Conecte-se conosco

Agronegócio

Capim-limão: a erva mágica que você precisa conhecer!

O capim-limão é utilizado em receitas culinárias das mais diversas culturas. Entenda como esse pode ser um aliado no momento de cozinhar.

Publicado

em

Você conhece o capim-limão? Essa erva é muito utilizada para a confecção de chás no Brasil, no entanto, seu uso na culinária é extenso no exterior. Diversas culturas utilizam a planta.

Nas Filipinas, o nome do capim-limão é tanglad, já na Tailândia, takhrai. No Camboja, se utiliza a erva na confecção de uma pasta de nome kroeung.

Com o aroma e sabor que trazem frescor, o capim-limão combina perfeitamente em pratos que levam limão. Sendo muito comum no sudeste da Ásia, você pode o encontrar sendo utilizado em molhos e assados, assim como também em sopas e chás.

Se acredita que o capim-limão tenha se originado do sudeste da Ásia, mas fez seu caminho pelo mundo quando os europeus virão potencial em seu óleo e o tornou em perfumes.

Sabor

O sabor dele, assim como se supõe pelo nome, é cítrico e fresco. Assim como outras ervas, como o manjericão, sua versão fresca a seca tem sabores diferentes.

Apesar de ter um sabor para lá de complexo, o capim-limão trabalha perfeitamente em equipe quando adicionado a um prato. Por isso, é comum o ver em pratos como sopas, pastas de curry, entre outros.

Diferente de muitas ervas que tendem a ter um sabor mais intenso quando secas, o capim-limão fica com o sabor mais amadeirado, diminuindo suas utilizações na cozinha após seco.

Modos de uso

Os modos de uso são diversos, no entanto, são maiores quando a erva está fresca. Em países tropicais e subtropicais, se pode encontrar o capim-limão em todo lugar. Essa planta é considerada invasora em países da América Central e no México.

O capim-limão também pode ser congelado para ser utilizado posteriormente em pratos. Já a sua versão em pó pode ser utilizada tanto em receitas quanto para fazer chás.

O óleo de capim-limão, muitas vezes vendido em casas de produtos naturais, não deve ser consumido. Seu uso se destina a difusores, óleos de massagem e o uso em sessões de aromaterapia.

Para preparar o capim-limão, é necessário retirar as camadas externas, para que o seu interior, geralmente mais macio, possa ser utilizado na cozinha. Esse, então, é picado ou triturado, para que assim, o óleo não permaneça no alimento.

Mas não descarte a parte verde e firme do capim-limão, ela pode ser utilizada para dar sabor aos pratos, mas deve ser retirada antes de servir. Se for utilizar capim-limão seco, o ideal é utilizar em sopas, para que ele possa se reidratar e liberar o sabor.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS