Conecte-se conosco

Agronegócio

Descoberta incrível: Anfíbios que comem plantas e polinizam!

Os insetos são responsáveis por realizarem a polinização. No entanto, a ciência descobriu um anfíbio que possui o mesmo potencial.

Publicado

em

Na escola, costumamos aprender que os insetos são os principais responsáveis por realizarem o processo de polinização. No entanto, para a natureza, nada é impossível, e a ciência tem feito descobertas surpreendentes nos últimos tempos que pode mudar o curso da situação.

Isso porque existem sapos que se alimentam apenas de plantas, e um deles é a perereca-comedora-de-frutas. Ela mede, aproximadamente, cinco centímetros e costuma ser encontrada na restinga do Rio de Janeiro.

A perereca-comedora-de-frutas

No entanto, apesar das últimas descobertas, a pequena perereca está sendo ameaçada de extinção, visto que esses ambientes em que ela vive será reestruturado e casas e prédios serão postos no lugar.

A dieta desses animais é restrita, principalmente, a plantas frutíferas. Henrique Nogueira é especialista em anfíbios e filmou a perereca comendo esse tipo de planta. A pesquisa do cientista acarretou informações muito interessantes.

“Estava realizando um monitoramento em Búzios quando, por sorte, consegui encontrar cerca de 10 ‘Xenohyla truncata’ se alimentando nas plantas.”

Ele começou dizendo, empolgado, e não perdeu tempo em continuar:

“Na hora fiquei animado já que é um animal raro de se ver e passei a noite toda monitorando o comportamento alimentar do grupo.”

O especialista ainda revelou que as viu sugando o néctar das plantas e isso resultou em uma descoberta surpreendente para a ciência. Nogueira complementa:

“A maior descoberta, no entanto, foi observar que, quando a perereca entrava em flores maiores para achar o néctar, acabava saindo com grãos de pólen aderidos ao dorso.”

“O que torna essa espécie uma potencial polinizadora, algo que seria inédito no mundo dos anfíbios”, concluiu o estudioso e sortudo por ter encontrado essa espécie.

Próximos passos da pesquisa

Henrique Nogueira não perdeu tempo e, após as descobertas, se reuniu com oito especialistas no tema e escreveram um artigo a respeito da novidade. O documento foi publicado na Food Webs.

No entanto, ainda há mais para ser investigado sobre a perereca-comedora-de-frutas e qual seria seu impacto no meio ambiente como uma possível polinizadora.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS