Conecte-se conosco

Saúde

Alerta alergias: As 3 principais ameaças sazonais à saúde reveladas!

Algumas alergias podem se intensificar em determinadas épocas do ano.

Publicado

em

Quem possui algum tipo de alergia, sabe como esse problema pode se tornar um risco à saúde, além do estresse que pode ser no dia a dia. Conforme a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, a estimativa é que, no Brasil, 30% da população tenha algum tipo de alergia.

Em algumas épocas do ano, esse problema de saúde pode ser ainda mais intensificado, pois algumas pessoas possuem alergias sazonais, ou seja, que ficam mais fortes em determinadas épocas do ano.

Identificar o tipo de alergia que possui é um ponto importante para evitar grandes riscos a saúde, além de saber qual o tratamento ideal. Abaixo, listamos as 3 principais alergias sazonais.

01- Ácaros

Essa alergia é uma reação alérgica ao ácaro da poeira doméstica, um microrganismo presente em colchões, travesseiros, tapetes e cortinas.

Quando uma pessoa alérgica entra em contato com esses ácaros, o sistema imunológico tem reação de defesa, liberando histaminas e outras substâncias que causam inflamação e infecções nas vias respiratórias e nos olhos.

A alergia ao ácaro pode se intensificar em períodos do ano em que o clima está mais frio e, geralmente, as pessoas passam mais tempo em ambiente fechados.

Imagem: Shutterstock

02- Pólen

A alergia ao pólen, também conhecida como febre do feno ou rinite alérgica sazonal, é uma reação liberada pelas plantas durante a época de polinização.

Quando uma pessoa alérgica entra em contato com o pólen, o sistema imunológico do corpo reage exageradamente, também liberando histaminas e outras substâncias que causam inflamação nas vias respiratórias e nos olhos.

Imagem: Shutterstock

03- Mofo

Alergias ao mofo são reações alérgicas a fungos microscópicos que proliferam em áreas úmidas, escuras e mal ventiladas, como banheiros, cozinhas e porões.

Quando um alérgico entra em contato com esses fungos, o sistema de defesa do corpo reage de forma intensificada, seguindo o mesmo padrão de defesa, liberando as histaminas e outras substâncias que causam inflamação nas vias respiratórias e nos olhos.

Os mofos podem ser encontrados com mais facilidade em períodos chuvosos, principalmente em ambientes com madeira e gesso, materiais propícios à proliferação de mofo.

Imagem: Shutterstock

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS