Conecte-se conosco

Automobilística

Falta pagamento? Ford inova com carro devolvido à concessionária!

A Ford pretende lançar carro que pode ser devolvido à concessionária em casos de falta de pagamento. Veja os detalhes!

Publicado

em

Você já imaginou comprar um carro e um dia acordar e descobrir que o veículo voltou sozinho para a concessionária? Essa é a ideia de lançamento da Ford para casos em que os financiamentos de veículos não são pagos em dia.

Carro que poderá ser devolvido à concessionária? Entenda a ideia

A Ford Motors — famosa fabricante de automóveis criada em 1903 e mundialmente conhecida — pretende criar um veículo inovador, com capacidade para se “devolver” para a concessionária. A ideia é que o fenômeno aconteça apenas nos casos em que o proprietário não cumprir os prazos para pagamento do financiamento, atrasando várias parcelas.

Apesar de não ser algo tão comum no Brasil, nos Estados Unidos cresce cada vez mais o número de casos de hipoteca de carros, ou seja, quando o veículo é devolvido à concessionária por atraso no pagamento.

Um levantamento da Federal Credit Union mostra que aproximadamente 2 milhões de automóveis com pagamento em atraso são devolvidos às lojas todos os anos, um número surpreendentemente alto.

Projeto inovador

O projeto em questão tem como objetivo diminuir o número de dívidas decorrentes da compra de veículos, além de ajudar as concessionárias a controlar o prejuízo causado pela inadimplências.

Antes da devolução, o carro — categorizado como elétrico — deve apresentar diversos sinais, com o intuito de limitar seu uso até que as parcelas em atraso estejam devidamente pagas. Entre as ideias para isso estão:

  • Emissão de som desagradável sempre que for dada partida no veículo;
  • Mensagens emitidas pelo sistema do próprio veículo com avisos de débito em atraso;
  • Bloqueios no sistema, como o corte no funcionamento do ar condicionado e nos alto-falantes;
  • Impedimento de realizar longas viagens com o veículo e outras medidas.

Ainda segundo o projeto, a Ford garante que o uso do carro para trajetos essenciais, como ida e volta do trabalho ou emergências, continuaria liberado.

Plano para o futuro

Apesar de inovador e tecnológico, o plano de veículo que volta para a concessionária sozinho, por enquanto, não passa de um projeto. Por isso, não há motivos para se preocupar sobre o assunto. Além disso, poucos países permitem a circulação de carros totalmente autônomos em suas vias.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS