Conecte-se conosco

Automobilística

Multa na certa: atualização nas leis de trânsito que você precisa saber!

Leis de trânsito: mudança comum em veículo pode resultar em multa pesada e penalidade na carteira de motorista. Confira!

Publicado

em

Tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o sonho de muitos brasileiros, já que a liberdade de dirigir o próprio veículo pode ser uma grande realização pessoal. No entanto, é importante ter sempre em mente que existem leis a serem seguidas quando o assunto é dirigir, e muitas delas podem ser facilmente esquecidas ou até mesmo desconhecidas para alguns motoristas.

Porém, o não cumprimento das mesmas pode resultar em penalidades graves. A seguir, confira uma novidade na lei de trânsito que pode causar penalidades, como multas e pontos na carteira.

Mudança de farol pode acarretar grande multa

Você sabia que usar farol de LED no seu carro pode resultar em multa? Isso mesmo, essa prática é considerada uma infração grave pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e pode gerar multa no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na carteira de habilitação. Mas por que isso acontece?

Na verdade, não são todas as mudanças no farol do veículo que podem resultar em penalidades. Desde que esteja dentro das normas estabelecidas pela lei, o motorista pode optar pelas modificações que desejar em seu próprio carro.

Faróis de LED

Mas, afinal, o que é o farol de LED? É um tipo de lâmpada que utiliza diodos emissores de luz (LEDs) para produzir uma iluminação mais intensa e branca do que as lâmpadas convencionais. Ele tem algumas vantagens, como maior durabilidade e melhor visibilidade noturna.

Importante mencionar também que não são todos os faróis de LED que vão contra as normas do CTB. Se você deseja mudar as luzes do seu carro, mas não quer correr o risco de levar uma multa, certifique-se de que está seguindo as seguintes recomendações:

  • Verifique as normas criadas pelo CTB e pelo Contran antes de realizar as mudanças nos faróis do seu veículo;
  • Procure uma equipe de profissionais autorizada e especializada no assunto para fazer as alterações;
  • Conforme o LED desejado, verifique, antes de instalar, se tal mudança é compatível com o manual do seu veículo.

Por que alguns faróis de LED são proibidos pela lei?

A principal causa para a proibição de alguns tipos de faróis de LED é o risco de acidentes de trânsito, já que esse tipo de luz, por ser mais forte, pode acabar ofuscando a visão de pedestres e até mesmo de outros motoristas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS