Conecte-se conosco

Agronegócio

Yareta: a incrível planta que desafia as leis da natureza e vive por séculos!

Essa planta, conhecida por llareta ou yareta, possui uma aparência semelhante ao musgo e pode ser um dos organismos mais antigos da Terra.

Publicado

em

Existem muitos objetos e organismos que conseguem sobreviver ao longo do tempo, vivendo por anos a fio. Um exemplo é a yareta, uma planta encontrada na América do Sul considerada um dos organismos vivos mais antigos do planeta Terra, com mais de três mil anos.

A yareta é um membro da família Apiaceae e, à primeira vista, pode ser confundida com musgo. Mas, na verdade, seus pequenos botões florais formam sua aparência única.

Foto: jo vanel / Pixabay

Além dos botões florais, a yareta é conhecida por sua cor verde vibrante, capacidade de crescer cerca de 1,5 cm por ano e por ser inflamável. Essa planta pode ser encontrada em áreas próximas a pedras e em regiões de campos, sendo capaz de sobreviver em altitudes elevadas, como no Deserto do Atacama, no Chile, a cerca de 3.500 metros acima do nível no mar.

As comunidades antigas conheciam a yareta por suas propriedades antiparasitárias e como fonte de combustível. No entanto, essa espécie está ameaçada de extinção em alguns países devido à interferência humana. A exploração excessiva e a perda de seu habitat a tornaram cada vez mais rara em alguns lugares.

Outras plantas antigas também existem na região, como a Alerce Milenario, uma conífera encontrada no Chile que se estima ter mais de 5.400 anos. Um estudo publicado na revista Science em 2022 sugere que essa árvore pode ser a mais antiga do planeta, ultrapassando a yareta em idade.

A preservação de espécies antigas como a yareta e a Alerce Milenario é crucial para entender a história da vida na Terra e para preservar a diversidade biológica do planeta. A conscientização e ação para proteger essas espécies podem ajudar a garantir que elas continuem a sobreviver por muitos anos.

Você sabia dessa informação? Comente e nos conte o que achou em relação a esse ser vivo tão antigo!

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS