Agronegócio
A natureza não para de nos surpreender: duas novas frutas foram descobertas na Mata Atlântica
No Rio de Janeiro, foram encontradas, por pesquisadores, duas frutas comestíveis, conheça a uvaia-pitanga e a cereja-amarela-de-niterói.
Em um parque que fica na região metropolitana do Rio de Janeiro, foram encontradas por pesquisadores duas frutas raras e comestíveis. A Mata Atlântica é um dos biomas mais diversos no que diz respeito à biodiversidade do Brasil e de todo o mundo.
Dessa forma, mesmo sendo explorada e com diversas áreas degradadas, a Mata Atlântica ainda é capaz de revelar seus tesouros. As plantas raras foram encontradas no Jardim Botânico do Rio, no Parque Estadual da Serra da Tiririca, pelos Pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), ainda no início de 2023.
Foto: Thiago Fernandes / Divulgação
Os pesquisadores, em um artigo publicado no periódico científico Kew Bulletin, contam que as espécimes são raras, e foram encontrados apenas três exemplares de Eugenia superba e seis da Eugenia delicata. Ambas as plantas correm risco de extinção e são espécimes altas, que alcançam entre 12 e 15 metros de altura.
Em nota, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) comenta que ambas as árvores são capazes de produzir frutas comestíveis para a fauna local e para os humanos, além de flores ornamentais.
A Eugenia delicata possui troncos com uma espessa casca, que possui um tom marrom cinzento. Suas folhas são pequenas e delicadas. Já a Eugenia superba possui um tronco que solta finas placas que, ao serem tocadas, desfarelam.
A Mata Atlântica
A Mata Atlântica, devido a diversas atividades antrópicas, hoje conta somente com 12,4% da sua floresta original, isso segundo os dados da Fundação SOS Mata Atlântica.
A proteção do bioma inclui políticas públicas voltadas para a preservação da Mata Atlântica, bem como para a proteção dos povos tradicionais que habitam sua região, pois esses povos são fundamentais para a sobrevivência e conservação do ecossistema.
Atualmente, a Mata Atlântica possui cerca de 20 mil espécies de vegetais, dessa forma, se originam dela cerca de 35% das espécies que existem no Brasil. Se comparada com a Floresta Amazônica, de forma proporcional, a Mata Atlântica possui uma maior variedade biológica.

-
Mundo7 horas atrás
Homem faz descoberta inesperada em estacionamento; veja o que era
-
Economia2 dias atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Carreira2 dias atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Agronegócio1 dia atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia1 dia atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Mercado de Trabalho9 horas atrás
Vale-alimentação: trabalhador tem direito ao benefício nas férias?
-
Agronegócio1 dia atrás
Entenda o que é a geada negra e seus impactos na agricultura
-
Empresas21 horas atrás
Após Nestlé adquirir Kopenhagen, quanto custa uma franquia da marca?