Automobilística
Fim da dúvida! Como o carro identifica se está rodando a gasolina ou etanol?
Veículos de motor flex são alvos constantes de informações que mais parecem mitos e lendas urbanas. Esclareça algumas neste texto
Quem utiliza carro com motor flex, com certeza, já ouviu muito de um mito sobre esse tipo de veículo. Uma das afirmações mais comuns, por exemplo, é que “não se pode misturar etanol e gasolina para não confundir o motor”.
Adiantamos, de cara, que isso é pura lenda. Motores flex não são chamados assim à toa. Eles têm a flexibilidade de rodar com um e outro e não se importam com a porcentagem de presença de ambos no tanque de combustível.
Entre tantos mitos, no entanto, uma questão, de fato, tem fundamento. Ela diz respeito à dúvida sobre como identificar se o motor do veículo está funcionando a gasolina ou etanol. E é isso que vamos esclarecer aqui.
A pergunta que sempre fica no ar é: existe alguma configuração no sistema do carro que ajuda a diferenciar o combustível com o qual ele está rodando em determinado momento? Vamos mostrar isso nas linhas abaixo.
Qual compensa mais? Gasolina ou etanol?
Antes, porém, vamos nos debruçar sobre uma questão que aflige os motoristas, especialmente porque ela está ligada diretamente ao bolso: entre etanol e gasolina, o que vale mais a pena?
Para responder, devemos recorrer à matemática. Especialistas apontam que se o preço do litro do etanol estiver custando entre 70% e 75% do valor cobrado pela gasolina, encher o tanque do carro com etanol é mais vantajoso.
Isso se dá porque, apesar de ser mais barato, o rendimento energético do etanol é menor que o da gasolina (cerca de 70%). Para tomar essa decisão, portanto, é bom ter a calculadora em mãos na hora de parar no posto.
Como saber se o carro está usando gasolina ou etanol?
Esclarecida a questão matemática, vamos agora falar sobre a identificação do tipo de combustível que o carro está utilizando. O veículo não precisa acabar primeiro com um determinado tipo de combustível para depois rodar com o outro. O carro de motor flex entende perfeitamente qual deles (etanol ou gasolina) está fazendo com que ele funcione.
Isso acontece devido a um componente chamado sonda lambda, que fica posicionada no sistema de exaustão dos gases de escape do motor. Ela é capaz de identificar o combustível pelo cheiro dos gases eliminados.
Feito isso, a sonda emite um sinal elétrico específico que atua na correção da proporção ar-combustível no momento da queima. A partir disso, o carro fica adaptável para funcionar tanto com etanol, quanto com gasolina.
Sonda lambda
A sonda lambda age, basicamente, na captação da diferença do nível de oxigênio presente nos dois tipos de combustíveis e consegue, com isso, informar a proporção exata de cada um deles para a central elétrica do carro.
Ela é considerada um dos sensores mais importantes do sistema de injeção de veículos, pois é o único que consegue reconhecer a composição da mistura ar-combustível e controlar a quantidade injetada para otimizar o funcionamento do carro.
Mantê-la em bom estado de conservação é importante, inclusive, para o bolso, pois ela ajuda o carro a economizar até 15% de combustível, além de emitir menos gases poluentes na atmosfera.
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