Conecte-se conosco

Agronegócio

Tenha arnica no jardim de casa e aproveite seus inúmeros benefícios

Além de ser super benéfica, essa espécie é de fácil cultivo. Veja como é simples cultivá-la e aproveite as vantagens de tê-la.

Publicado

em

Muito utilizada na formulação de cremes e pomadas para tratar inflamações, feridas e contusões, a arnica, conhecida cientificamente como Arnica montana, possui propriedades anti-inflamatórias devido às suas lactonas sesquiterpênicas.

A arnica é eficaz no tratamento de doenças relacionadas ao desgaste das cartilagens, como a osteoartrite. A espécie também é rica em flavonoides e compostos fenólicos, possuindo propriedades analgésicas, antimicrobianas, anticoagulantes e até antioxidantes.

Seu uso é indicado em diversos tratamentos de saúde, como dores musculares, dores reumáticas e até contusões. A planta medicinal é resistente e se adapta bem às condições climáticas brasileiras, tornando seu cultivo simples e de baixa manutenção.

Por isso, hoje vamos mostrar uma maneira muito simples e prática de cultivar a arnica, para você aproveitar todos os benefícios dessa planta. Confira!

Reprodução: Freepik

Como cultivar arnica

A arnica deve ser plantada diretamente no chão ou em vasos de maneira isolada, pois o desenvolvimento de suas raízes é expansivo. A propagação da planta pode ser feita a partir de sementes ou mudas, com seus rizomas.

A arnica se adapta bem a solos arenosos, de grande impermeabilidade e levemente ácidos. Além disso, a espécie não necessita de uma alta frequência de adubações para se desenvolver. Entretanto, é ideal que o substrato seja rico em matéria orgânica.

Cuidados

Em relação à iluminação, é recomendável que a espécie seja cultivada em ambientes ensolarados para haver uma boa floração. Quanto às regas, elas devem ser frequentes, mas sem encharcar, para que as raízes não apodreçam.

Como consumir

É recomendável que o uso da arnica seja feito por infusões, como compressas aplicadas na pele ou em formato de cremes. O consumo de chás não é recomendado, pois ela possui substâncias tóxicas que podem desencadear outros problemas para a saúde.

Agora que você sabe como cultivar arnica da maneira correta, que tal iniciar o seu próprio plantio?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS