Conecte-se conosco

Saúde

Gás de cozinha: aprenda a minimizar riscos e cozinhe com tranquilidade

Vazamentos de gás podem ser extremamente perigosos e até mesmo fatais. Veja como preveni-los.

Publicado

em

O gás faz parte da rotina de diversos brasileiros, sendo utilizado em suas casas e apartamentos como fonte de energia para várias finalidades, como aquecimento de água, de ambientes e cozimento no fogão.

Entretanto, o gás pode ser bastante perigoso se não forem tomadas as devidas precauções e cuidados. Portanto, nosso objetivo aqui é fornecer dicas e estratégias para garantir sua segurança e a de sua residência, visando evitar acidentes.

A primeira dica é, mesmo que custe mais, contratar uma instalação profissional. Isso mesmo, a instalação feita por um profissional qualificado e registrado para trabalhar com esse tipo de equipamento é essencial e evita inúmeros riscos e problemas.

O profissional capacitado utilizará produtos e equipamentos apropriados, além de realizar testes para evitar vazamentos. Outro ponto importante são as certificações de segurança.

A ventilação suficiente e adequada também é essencial para garantir a segurança em ambientes onde há uso de gás, como cozinhas e banheiros. Sem ventilação, gases tóxicos podem se acumular, como o monóxido de carbono, que pode ser fatal.

Outro aspecto importante é a manutenção periódica e regular dos equipamentos, especialmente para aquecedores, fornos e fogões.

Se for possível, utilize detectores de gás e de monóxido de carbono, que identificam precocemente possíveis vazamentos. No entanto, se você suspeitar que há um vazamento de gás em sua casa, não acione interruptores de luz, não use aparelhos eletrônicos ou acenda chamas.

Isso ocorre porque eles podem gerar faíscas, levando a explosões de diversas proporções. Além disso, abra janelas e portas para ventilar o ambiente e minimizar os efeitos do gás, cujo fornecimento também deve ser interrompido.

Sinais de vazamento de gás incluem: odor forte, ruídos estranhos nas tubulações, chamas irregulares e até aumento no valor da conta do gás. Já os sintomas que você pode notar em si mesmo, caso esteja exposto ao gás, são tonturas, náuseas e dores de cabeça.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS