Economia
Anbima avalia que deságios recentes nas LFTs não causam preocupação e podem criar oportunidades
Papeis estão refletindo as perspectivas de mercado sobre o compromisso do governo com o teto de gastos, disse a associação.
O vice-presidente da Anbima, Carlos André, analisou nesta quinta-feira que os deságios recentes nas LFTs, títulos pós-fixados atrelados à Selic, não causam preocupações maiores, e acrescentou que a associação, que agrega entidades dos mercados financeiro e de capitais, tem discutido o assunto com o Tesouro.
A volatilidade nas LFTs não é comum, mas, como qualquer outro ativo, os papéis estão refletindo as perspectivas de mercado sobre o compromisso do governo com o teto de gastos, disse Carlos André.
Segundo ele, o desempenho dos papéis está ligado à gestão do financiamento da dívida pública por parte do Tesouro.
“Não há aqui preocupações de maior grandeza em relação ao que que isso no final das contas representa”, afirmou.
“Enxergo como uma acomodação de preços e que a tendência é que em algum momento isso se estabilize e volte ao normal, eventualmente até como uma oportunidade, dado que você vai ter uma rentabilidade desse tipo de ativo olhando para frente melhor do que olhando pra trás”, acrescentou.
A LFT, antes vista como um título livre de risco, tem sido tido pouca demanda em meio ao baixo nível histórico dos juros básicos, atualmente em 2% ao ano. Dessa forma, o Tesouro tem diminuído a colocação desses papéis e priorizado a oferta de títulos prefixados curtos.
Os títulos são importantes tanto para a indústria de fundos de renda fixa, quanto para serem utilizadas como garantia em operações com derivativos.
As LFTs terminaram setembro com a primeira redução mensal no preço em 18 anos, com queda de 0,27% segundo o índice IMA-S da Anbima. No acumulado no mês até agora, as LFTs já registram perda de 0,43%.
Na segunda metade do mês passado, os fundos de renda fixa tiveram um resgate líquido de 18,980 bilhões de reais, acrescentou a Anbima, período em que houve um aumento do prêmio cobrado pelos investidores para os papéis em meio ao aumento das preocupações fiscais.

-
Empresas1 dia atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Mundo1 dia atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Finanças14 horas atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Moedas2 dias atrás
Real supera euro e iene em valorização frente ao dólar
-
Curiosidades2 dias atrás
Líquido mais caro do mundo: por que o veneno de escorpião vale milhões?
-
Educação2 dias atrás
Bolsas de estudo na Coreia do Sul: programa de intercâmbio abre inscrições
-
Automobilística2 dias atrás
Como saber se um pneu é bom ou ruim, mesmo em compras online?
-
Mundo2 dias atrás
Trump eleva pressão sobre a China e abala mercados globais