Conecte-se conosco

Agronegócio

Cymbidium: dicas sobre como cultivar essa bela espécie de orquídeas 

Conheça essa planta belíssima que apresenta uma variedade de cores muito vibrantes e aproveite para tornar seu jardim mais belo!

Publicado

em

O gênero de orquídeas Cymbidium é amplamente comercializado no Brasil e destaca-se por apresentar uma variedade de cores muito vibrantes. Sua floração ocorre comumente no inverno, sob a forma de longas hastes carregadas de flores.

A despeito, esse gênero de orquídeas se adapta bem a temperaturas mais baixas, e, de modo geral, se desenvolve de forma intensa em solos em decomposição. O cultivo da espécie requer alguns cuidados básicos indispensáveis para o sucesso do plantio, e a gente traz todos eles aqui para você. Acompanhe!

Reprodução: Freepik

Cultivo

O ideal é que esta planta seja cultivada em locais com temperatura mais amenas, visto que sua floração depende de uma queda de temperatura entre o final do verão e o início de outono.

Algumas pessoas, que moram em lugares de climas mais quentes e desejam cultivar a Cymbidium, costumam regar a planta com água gelada neste período para simular essa queda de temperatura. Todavia, não é sempre que o método funciona. Mas, evidente, que sempre vale tentar.

Apesar de serem plantas terrestres, as Cymbidium podem ser cultivadas sem terra. Recomenda-se, contudo, que sejam apoiadas em substrato com presença de terra vegetal, carvão, areia, pequenas pedras e cascas de pinus.

Para isso, basta escolher um vaso de bom tamanho e colocar no fundo do recipiente um pedaço de manta de bidim para que o substrato não vaze com as regas. Isso também vai facilitar a boa drenagem de água para que o solo não fique encharcado e acabe por apodrecer as raízes da orquídea. 

Depois, insira o substrato cobrindo as raízes e firmando a planta. As regas devem ser feitas com frequência, de modo que o substrato fique levemente úmido. Vale ressaltar, ainda, que a Cymbidium gosta de claridade indireta. Portanto, atente-se ao local onde vai colocar o seu vaso.

As condições de luminosidade devem ser boas, mas sem incidência de sol direto na planta, que pode “queimar” e murchar.

Dica

Uma sugestão que certamente vai dar mais destaque na floração desse gênero é o plantio em vasos pendentes. Como pode apresentar crescimento vertical, a Cymbidium fica linda se exposta dessa maneira, dando um ar todo especial na sua decoração. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS