Mundo
Águia solitária do santuário adota pedra como filhote, mas encontra a paternidade real!
Águia que vive em santuário de pássaros adotou uma pedra, mas ganha filhote de verdade para cuidar.
Os animais são seres fascinantes e muitas vezes surpreendem com seus comportamentos curiosos e peculiares. Desde as estratégias de caça elaboradas até as exibições de acasalamento extravagantes, a diversidade de comportamentos animais é incrível.
Mas dessa vez, um caso ainda mais curioso chamou a atenção dos visitantes de uma reserva de preservação de pássaros nos Estados Unidos. Acontece que uma águia-careca macho, apelidada de Murphy, decidiu “adotar” uma pedra, e cuidou dela como se fosse um filhote.
Os funcionários da reserva notaram que Murphy estava protegendo a pedra, não deixando que os humanos se aproximassem dela. Assim, a águia passava um bom tempo em cima do seu suposto filhote.
Depois que alguns visitantes associaram seu comportamento quieto a algum ferimento ou doença, os funcionários explicaram por que o bicho estava agindo dessa forma, e a explicação viralizou.
Imagem: Reprodução/World Bird Sanctuary/Kerstin Orgill
“Embora possa te deixar triste que Murphy tenha construído um ninho e esteja cuidando de uma pedra como um ovo, é apenas sua resposta hormonal à primavera”, postou o santuário no Facebook. “Murphy não está triste, então você não precisa estar.“
Para não deixar os admiradores preocupados, os responsáveis pelo santuário contaram que esse comportamento da águia é temporário e que não deve durar muito tempo.
“Murphy não precisa de um ovo de verdade para se sentir realizado. Ele está bastante satisfeito com sua rocha e muito protetor com ela“, diz o post. “Depois que seus hormônios da primavera terminarem, ele ficará entediado e passará para outras atividades.“
Apesar dos cuidadores de Murphy afirmarem que esse seu comportamento é passageiro, o animal por fim vai se tornar um verdadeiro pai adotivo. Isso porque uma tempestade derrubou um ninho de águia-careca, e um dos filhotes sobreviveu. Os biólogos então consideraram Murphy como um candidato a pai adotivo, já que cuidou e protegeu muito bem a sua pedra.
Para a adoção acontecer, os biólogos colocaram Murphy e o filhote em um espaço reservado dos outros animais. A explicação é que as águias filhotes têm um apego muito forte com seus pais biológicos, então, para a adoção poder de fato acontecer, o filhote teria que ter um contato visual com Murphy e acreditar que ele era seu pai de verdade.
“Os pássaros mantêm uma impressão visual em seus pais durante um período crítico de desenvolvimento. Após essa impressão, eles se identificarão com esse indivíduo por toda a vida“, observa o site do Wildlife Center of Virginia.
A boa notícia é que o plano deu certo e o novo pai adotivo já protege e alimenta seu filhote. Além disso, a pequena águia também tem reagido bem e passou a acompanhar Murphy, sinal positivo para que ele enxergue o macho como seu pai.
Imagem: Instagram/World Bird Sanctuary

-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia23 horas atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Carreira12 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia7 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta