Educação
Crítica camuflada: saiba identificar o comportamento passivo-agressivo
Comentários desagradáveis feitos em forma de elogio são cada vez mais comuns, especialmente na era das redes sociais.
Sabe quando te falam alguma palavra bonita, com o sorriso no rosto, de modo simpático, mas que você não consegue ficar feliz com o que foi dito?
Seja um comentário, um suposto elogio, no fundo, todos nós sabemos quando a intenção do nosso interlocutor não foi das melhores, porém não conseguimos nos defender justamente pela forma como foi dito.
Um insulto disfarçado de elogio pode vir de diversas maneiras e de variadas pessoas, seja um colega de trabalho, um amigo invejoso e especialmente de parentes.
Geralmente, são pessoas que se sentem bem à vontade para se dirigir a nós dessa maneira e falar o que pensam. Mas como não querem ser rebatidos ou “colocados em seus devidos lugares”, falam de modo disfarçado.
Essa força de falar e agir é conhecida como comportamento passivo-agressivo, todos nós estamos sujeitos a agir assim em determinado momento.
Comentários como “você é tão cuidadosa com seus cabelos, porque ele está seco?”; “você é tão trabalhador e esforçado, porque ainda não conseguiu comprar sua casa própria?”, “você tem um corpo tão malhado, deveria focar um pouco na sua pele”.
Às vezes, a pessoa pode até ser bem intencionada e querer ajudar sem saber como falar, com medo de ser rejeitada, e, por isso, tenta esconder uma “dica” atrás de um elogio.
Mas o fato é que, na maioria das vezes, isso não dá certo e só magoa quem está ouvindo, podendo até criar um bloqueio entre ela e o outro.
Para evitar que você se torne essa pessoa, é importante entender que nem todo mundo precisa ouvir o que você tem a dizer.
Se você tem intimidade com a pessoa, fale diretamente. Se não tem, na dúvida, não disfarce sua crítica com um elogio, apenas não fale nada. Caso contrário, poderá soar insensível ou mal-educado.
E, caso você tenha sido vítima de um passivo-agressivo, não pague na mesma moeda. Sorria, seja elegante e se afaste com educação.

-
Loterias2 dias atrás
Ganhador da Mega ainda não resgatou prêmio de R$ 1.418.495
-
Agronegócio1 dia atrás
O que atrai cobras para o quintal e como evitar visitas indesejadas
-
Saúde2 dias atrás
Falência de plano de saúde deixa beneficiários sem atendimento
-
Automobilística1 dia atrás
Encher o tanque até o limite pode custar caro: entenda os riscos
-
Tecnologia2 dias atrás
Dicas rápidas para liberar espaço no WhatsApp e otimizar seu smartphone
-
Finanças1 dia atrás
Conheça hábitos que ajudaram Elon Musk e Bill Gates a se tornarem bilionários
-
Empresas22 horas atrás
Polêmica! Restaurante oferece recompensa para identificar clientes insatisfeitos
-
Tecnologia2 dias atrás
Novo golpe: criminosos enviam e-mails em nome da Receita