Mercado de Trabalho
Ameaça aos MEIs: Verificação governamental põe cadastros em xeque!
Confira os fatores que podem fazer o seu registro MEI ser cancelado pelo governo!
Devido à pandemia que se iniciou no ano de 2020, a modalidade MEI (microempreendedor individual) se tornou bastante popular no Brasil.
Não é que já não existisse antes, mas devido ao grande desemprego gerado pelo coronavírus, não foram poucos os brasileiros que se viram obrigados a empreender.
Essa modalidade de prestação de serviço foi implementada pelo Governo Federal em 2008 como solução para regularizar a situação de pequenos trabalhadores autônomos.
De acordo com informações divulgadas em portais públicos, atualmente existem aproximadamente 14 milhões de MEIs ativos no Brasil, abrangendo cada vez mais brasileiros.
Porém, é preciso ficar atento às regras para esse tipo de negócio, uma vez que a complexidade das comissões federais pode comprometer o seu registro.
Lembre-se de que o MEI é uma modalidade empresarial que visa regular a atividade do trabalhador autônomo, garantindo direitos básicos, como o acesso à previdência, além de fornecer melhores condições para empreender.
Para se tornar MEI, é necessário se cadastrar no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e estar apto a emitir notas fiscais e contratar funcionários.
As principais exigências para se qualificar como MEI estão relacionadas a fatores como faturamento anual, número de funcionários e natureza das atividades econômicas exercidas pelo indivíduo.
Os trabalhadores que desejam se integrar como MEI também devem ficar atentos ao tipo de trabalho que irão desenvolver, pois profissões mais intelectuais, como médicos, dentistas, advogados, psicólogos, psiquiatras e arquitetos, estão confinadas a esse sistema.
Agora que você já sabe como a modalidade funciona, quer saber o que pode gerar o cancelamento de um registro MEI? Confira a seguir.
Como posso ter o MEI cancelado?
Para que o CNPJ do MEI se torne ativo, vários requisitos estabelecidos pelo governo federal devem ser atendidos. Caso contrário, o pedido pode ser cancelado. Vamos conhecer algumas dessas situações!
Faturamento acima do permitido
O MEI é destinado apenas para pequenos empreendedores. Portanto, se você exceder a renda permitida, poderá perder sua qualificação de pequena empresa.
DASN-MEI
Efetuar o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional é obrigatório para todos os MEIs. Se isso não for feito por dois anos, existe a possibilidade de perder o status.
Erro de Cadastro
É importante prestar serviços somente na categoria para a qual você cadastrou seu MEI. Assim sendo, o descumprimento dessa regra resultará no cancelamento do MEI.
Dívida
A inadimplência com a Receita Federal, por exemplo, pode levar ao cancelamento do registro, mas isso não ocorre de forma automática.
Manter outros vínculos empresariais
Nesse caso, o pequeno empresário não pode se tornar sócio de outro empreendimento, sob ameaça de ter o MEI cancelado.
Número de funcionários superior ao permitido
O MEI tem o direito de contratar apenas um funcionário. Se você exceder esse número, será penalizado automaticamente.
Então, deu para ter uma ideia mais ampla sobre o que é o MEI e qual seria a sua finalidade? Se você atualmente trabalha sob essa modalidade, não esqueça de seguir todas as regras para não haver problemas no futuro! Deixe aqui seu comentário se achou este texto útil!

-
Mercado de Trabalho16 horas atrás
Quer morar nos EUA? Estas 6 profissões facilitam seu acesso ao Green Card
-
Investimentos2 dias atrás
Estudante arrisca herança em ações e vê patrimônio ‘derreter’ horas depois
-
Finanças23 horas atrás
Por que meu score de crédito não para de cair? Veja os principais erros
-
Economia2 dias atrás
Top 10 países para curtir a vida depois dos 60. Brasil está entre eles?
-
Economia2 dias atrás
Nova nota fiscal: o que muda e como as empresas devem se adequar?
-
Finanças13 horas atrás
5 estratégias financeiras silenciosas que estão levando a classe média à riqueza
-
Finanças9 horas atrás
Saque Digital: sistema permite fazer saques sem cartão ou conta bancária
-
Agronegócio2 dias atrás
Você vai sentir os efeitos: La Niña pode voltar ainda este ano, dizem especialistas