Tecnologia
Pioneiro em Inteligência Artificial alerta sobre os perigos da tecnologia
Geoffrey Hinton pediu demissão do Google após contribuir com o desenvolvimento de Inteligência Artificial.
A inteligência artificial tem sido cada vez mais presente em nossas vidas, mas há quem se preocupe com os efeitos colaterais de sua utilização. Uma dessas pessoas é um dos pioneiros da tecnologia, que alerta para os perigos que ela pode representar.
Nesse caso, o criador se arrependeu de sua criatura
Isso acontece porque, Geoffrey Hinton, de 75 anos, foi um dos desenvolvedores da Inteligência Artificial do Google e, recentemente, pediu demissão da empresa. Ao The New York Times, Hinton contou que está arrependido de seu trabalho devido aos efeitos que ele pode causar na sociedade.
Hinton recebeu vários prêmios e distinções por suas contribuições para a IA, incluindo o Prêmio Turing, a mais alta honra na ciência da computação, em 2018, e a Ordem do Canadá, em 2020.
Além de cientista da computação, Geoffrey Hinton é um psicólogo cognitivo. O profissional da tecnologia contou à BBC que alguns chatbots de IA podem ser “bastante assustadores”.
“Neste momento, eles não são mais inteligentes do que nós, até onde eu sei. Mas acho que em breve poderão ser“, afirma Hinton.
O cientista também relaciona a sua saída do Google, depois de uma carreira bem sucedida, à sua idade e conta: “Tenho 75 anos, é hora de aposentar“.
O cientista foi um dos pioneiros para o desenvolvimento de deep learning (aprendizagem profunda) e redes neurais. Assim, suas pesquisas foram como um norte para outros estudos que se aprofundaram na melhoria dos sistemas de IA, como o ChatGPT.
Na entrevista, Hinton contou que espera que o nível de informação dos chatbots consiga superar o cérebro humano.
“Neste momento, o que estamos vendo são coisas como o GPT-4 superar uma pessoa na quantidade de conhecimento geral que ela tem, e a supera de longe.
Em termos de raciocínio, não é tão bom, mas já é capaz de raciocínios simples. E, dado o ritmo de evolução, a expectativa é de que fiquem melhor rapidamente. Então, precisamos nos preocupar com isso“, conclui.

-
Agronegócio2 dias atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia21 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Quer um relacionamento duradouro? Especialista ensina a conversar sobre dinheiro
-
Bancos4 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Bancos13 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp