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Lucro da Ambev (ABEV3) sobe 8,2% no 1T23, para R$ 3,8 bi
Companhia cervejeira brasileira.
O lucro líquido consolidado da Ambev (ABEV3) subiu 8,2% no primeiro trimestre de 2023 (1T23), para R$ 3,8 bilhões.
De acordo com o balanço corporativo, o lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado foi de R$ 6,444 bilhões, alta de 16,7% no conceito “reportado” e de 39,9% no conceito “orgânico”.
Também traz que a receita líquida foi de R$ 20,531 bilhões no período, alta de 11,3% no conceito reportado e de 26,5% no orgânico, ambos ante igual etapa do ano anterior.
E acrescenta que o resultado financeiro ficou negativo em R$ 997,9 milhões no período, queda de R$ 401,2 milhões em relação ao mesmo intervalo de 2022.
Ambev (ABEV3): 1T23
A companhia informou no balanço que o desempenho do trimestre foi liderado pelo Brasil. “Este foi impulsionado por nossa execução comercial durante o primeiro Carnaval completo pós-pandemia e por marcas mais saudáveis, à medida que superamos um forte primeiro trimestre de 2022 em que a obrigatoriedade do uso de máscaras foi suspensa no País”.
Já o volume no País cresceu 2,5% (+0,8% em Cerveja e +7,3% em bebidas não alcoólicas) e a participação de mercado ficou estável em ambos os negócios, de acordo com as estimativas da empresa.
Na nota da administração, elencou que “quanto às operações internacionais, nosso desempenho melhorou apesar de os ambientes macroeconômicos desafiadores que enfrentamos em vários mercados da América Latina terem impactado o volume (-7,8% em LAS e -5,0% em CAC), enquanto no Canadá o volume cresceu (+5,0%)”.
Balanço
O balanço aponta, ainda, que o volume total diminuiu 0,04% no primeiro trimestre. Segundo a empresa, o crescimento no Brasil (NAB +7,3% e Cerveja +0,8%) e no Canadá (+5,0%) foi mais do que compensado pela América Latina Sul (LAS) (- 7,8%), impactada por um ambiente macroeconômico desafiador, e pela América Central e Caribe (CAC) (-5,0%), apesar da recuperação sequencial na República Dominicana.
Também destacou que seu portfólio de cervejas premium cresceu cerca de 35% no primeiro trimestre de 2023 em comparação ao primeiro trimestre do ano passado. A empresa destacou que as marcas Original, Stella Artois, Corona, Spaten e Chopp Brahma impulsionaram esse crescimento do segmento premium.

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