Conecte-se conosco

Automobilística

O que acontece quando a carreta faz um L no meio da estrada?

Existem diversos motivos que podem levar um caminhão a “fazer um L” e você vai entender mais sobre como isso ocorre no texto a seguir.

Publicado

em

Infelizmente a mortalidade nas estradas e rodovias é um problema sério no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) no ano passado, em cerca de 81,3% dos acidentes seguidos de morte, a vítima fatal era sempre homem.

Então, utilizando a faixa etária como critério avaliativo, os dados coletados revelam que a maior parte dos mortos tinham mais do que 45 anos.

Dessa forma, das 5.432 mortes contabilizadas em rodovias federais no ano passado, 1.935 foram de motoristas maiores de 45 anos, 1.163 de pessoas entre 36 e 45 anos e por fim 1.135 vitimaram jovens de 26 a 35 anos.

Tais números são bastante preocupantes e precisam de atenção por parte do Governo Federal. Agora, se viajar de carro e moto já é bastante perigoso, quando se trata de caminhões e carretas o risco praticamente triplica, uma vez que se tratam de veículos pesados.

Por que a carreta faz um L?

O caminhão sozinho já é um meio de transporte pesado, e quando o mesmo é usado como carreta, essa quantidade aumenta a sua densidade e a massa, além do perigo.

Falando de maneira mais simplificada, um automóvel atrelado a um compartimento de carga pode sofrer algo chamado “efeito canivete” que acontece quando o peso conduzido vai para o lado, podendo até mesmo colidir com o próprio motorista. Popularmente esse acontecimento é chamado de “fazer o L”.

A expressão tornou-se polêmico com a recente polarização eleitoral que tomou conta do país, principalmente durante a última eleição, já que o bordão era usado por um dos candidatos. Portanto, é importante não se confundir!

Quais os motivos que podem levar a essa situação?

Existem basicamente 3 razões para uma carreta ou caminhão fazerem isso, elas são:

  1. Quando o primeiro eixo acaba travando, isso faz com que o implemento perca a sua trajetória e vire de lado
  2. Se houver o travamento do eixo de tração, isso faz com que o veículo também trave e o comboio perca sua trajetória.
  3. Quando os eixos do implemento travam, isso faz com que o mesmo perda estabilidade e desande.

Além dessas razões citadas, fatores como a chuva, buracos nas estradas, deslizamentos de lama e terra, falhas nos freios e direção imprudente também podem ocasionar situações semelhantes. Portanto, é importante tomar o máximo de cuidado possível e conduzir com responsabilidade!

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS