Economia
Previdência privada tem captação líquida positiva em agosto pelo 4º mês consecutivo
Previdência privada aberta no Brasil registrou captação líquida de 6,5 bilhões de reais em agosto.
A Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) divulgou dados na quinta-feira que mostram que a previdência privada aberta no Brasil registrou captação líquida de 6,5 bilhões de reais em agosto, volume 21% superior ao mesmo período do ano passado e o quarto mês de avanço nas contribuições.
Os depósitos feitos em julho haviam sobreposto os resgates em 6,8 bilhões de reais, segundo a tendência de maio e junho, com saldos também positivos de 5,4 bilhões e de 1,6 bilhão.
Ao final do mês de agosto, as reservas totais do setor totalizavam 979,4 bilhões de reais, alta de 8,2% frente a um ano antes..
Sobre a retomada após o período mais difícil, entre março e abril, em meio à turbulência nos mercados provocada pela pandemia da Covid-19, Jorge Nasser, presidente da FenaPrevi, escreveu: “Notamos uma retomada gradual nos últimos 4 meses, tanto em novos depósitos como na captação líquida”.
O setor atingiu o piso de novos depósitos em abril, com 4,9 bilhões de reais, avançando para 7 bilhões em maio, 10,7 bilhões de junho, 13,1 bilhões em junho 12,6 bilhões em agosto.
De janeiro a agosto, as novas contribuições já acumulam 77,5 bilhões de reais, redução de 2,7% em doze meses, em razão das perdas vistas em abril e maio.
Ainda no acumulado do ano, os resgates aumentaram 10,7% e contabilizaram 52,7 bilhões. Já a captação líquida continuou positiva, com saldo de 22,4 bilhões de reais, mesmo ficando 22,7% na comparação anual.
O nível baixo dos juros incentivou a migração de recursos dos planos de previdência para fundos de renda variável, com cotistas procurando maior rentabilidade, afirmou a FenaPrevi. Um exemplo são os fundos multimercado, que em agosto representaram por 15% das aplicações, ante menos de 6% há quatro anos.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia14 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política17 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira