Saúde
Você nem imagina: este animal aparentemente inofensivo é o mais letal de todo o mundo!
Apesar de parecer inofensivo, este é o animal que mais mata pessoas pelo mundo. Descubra por que ele é tão perigoso.
Apesar da modernidade ter deixado o mundo muito menos perigoso do que foi um dia — quando nossos ancestrais tinham que caçar para se alimentar, fazer fogueiras para se manter quente e se proteger das várias ameaças que espreitavam —, ainda existem animais que podem matar muita gente.
No entanto, o “animal mais mortal do mundo”, como foi chamado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), é um que muitas pessoas sequer imaginam: o mosquito. Exatamente, este pequeno animal, aparentemente inofensivo, é capaz de ceifar a vida de muitas pessoas todos os anos.
Estes pequenos seres com asas são os responsáveis por um número entre 500 mil até mais de um milhão de mortes todos os anos. Com isso, surge uma dúvida: Como um animal que pode ser morto com um tapa pode ser tão letal?
Por que os mosquitos são tão perigosos?
Imagem: Kwangmoozaa / Shutterstock
A resposta para essa pergunta é muito simples, já que eles são capazes de transmitir diversas doenças, sendo a malária a principal entre elas. Essa doença, mesmo que rara em algumas partes do mundo, como na Europa e América do Norte, ainda é comum aqui na América do Sul, na Ásia e na África.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a malária foi responsável por cerca de 619 mil óbitos somente no ano de 2021. A maior parte dessas mortes foi de grávidas, pessoas com comprometimentos no sistema imunológico e crianças com menos de 5 anos.
Mas os perigos trazidos pelos mosquitos não são apenas a malária, já que são transmissores de outras doenças, como zika, filariose linfática, dengue, chikungunya, entre outras, tudo isso pela maneira como se alimentam, do nosso sangue, onde podem transferir patógenos de uma pessoa para outras.
Como se proteger dos mosquitos?
Infelizmente, pela própria natureza, esses animais voadores são pequenos e ágeis, o que faz com que raramente avistemos a ameaça se aproximar. Apesar disso, é possível adotar algumas medidas para reduzir o risco de contrair as doenças transmitidas por mosquitos, como as que seguem:
- uso de telas nas janelas;
- manutenção e higiene adequada de encanamentos;
- eliminação de água parada;
- uso de repelentes e/ou inseticidas.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga