Conecte-se conosco

Bancos

Bradesco diz que o ChatGPT ainda precisa provar sua segurança para ser utilizado com o público!

O chefe de inovação do Bradesco alega que a nova versão do ChatGPT ainda deve se provar antes de ser usada com os clientes.

Publicado

em

Crédito: Veja

Apesar de estar em alta agora, a inteligência artificial (IA) não pode ser chamada de novidade. Isso porque essa tecnologia vem sendo estudada e implementada nos mais variados setores e serviços há algum tempo.

Inclusive, no setor bancário, o Bradesco já utiliza a IA há dez anos, por exemplo, sendo que a instituição vem implementando a tecnologia em seu backoffice e ações diretas ao consumidor há 9 anos, enquanto nos últimos cinco focou na aplicação direta com os clientes.

Ainda no ano de 2016, o banco, em parceria com a IBM e o sistema Watson, a instituição foi capaz de trazer à vida a BIA, uma plataforma de interação com os usuários do banco baseada em inteligência artificial.

No entanto, o assunto da vez é o robô de conversação da OpenAI, o ChatGPT, e o Bradesco não ficou de fora. Conforme o head de inovação do banco, Fernando Freitas, que informa estar testando a ferramenta, mas que ela ainda não está pronta para ser usada diretamente com os clientes.

Recentemente, Freitas falou sobre a implementação dessa tecnologia que revolucionou a conversa sobre inteligência artificial e muito mais, durante entrevista concedida à Forbes Brasil. Inclusive, ele falou sobre a diferença entre a BIA e o ChatGPT:

A OpenAI utiliza um framework chamado Transformers, que foi desenvolvido pelo Google em 2014. E aí temos dois conceitos: a IA generativa e a IA adaptativa. A aplicação do Bradesco na BIA, por exemplo, é feita através do Watson, da IBM.

E ela funciona, principalmente por intenção.  Ou seja, toda a base de conhecimento é treinada por nossos profissionais. Eu sei, dado a pergunta do cliente, que resposta eu vou dar. E eu controlo essa resposta.

No caso da OpenAI, são modelos de IA generativa que eu não controlo. Ou seja, terei a melhor resposta dado o entendimento da IA. No caso do sistema financeiro, para que eu use essa aplicação é importante testar dentro de casa antes de escalar“.

Mas a realidade é que, quanto mais tempo se passar e mais o ChatGPT for se desenvolvendo, as empresas deverão utilizar de seus serviços, assim como fez a Microsoft, implementando a tecnologia em seu próprio mecanismo de pesquisa, o Bing.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS