Conecte-se conosco

Saúde

Justicia Calycina, um poderoso medicamento natural que atua contra quase todas as doenças

De acordo com a sabedoria popular, essa planta é capaz de operar verdadeiros milagres na saúde de quem a consome com certa frequência.

Publicado

em

A medicina natural está ganhando cada vez mais popularidade atualmente e, conforme o tempo passa, cresce o número de pessoas buscando alternativas naturais para tratar doenças, evitando ao máximo a utilização de medicamentos industrializados.

E é justamente nessa tendência que uma planta chamada Justicia Calycina está ganhando os holofotes. Trata-se de uma espécie brasileira nativa que os antigos conhecem pela alcunha de “Saratudo”.

Tal nome deve-se ao fato da mesma ser administrada para sanar vários males, já que na época dos nossos avós ainda não havia o SUS (Sistema único de Saúde). Como o atendimento médico era muito caro, a maior parte da população pobre se tratava em casa com remédios naturais e benzimentos.

Dessa forma, também criou-se toda uma mística em torno de algumas espécies de vegetais, e a Saratudo está na lista.  Vamos aprender mais sobre essa erva maravilhosa? Acompanhe o texto abaixo:

Crédito: Hernan ceballos/Shutterstock

Origem

A Justicia calycina não é exclusiva na fauna brasileira, também podendo ser encontrada em países como Paraguai, Argentina, Uruguai, Peru e Colômbia. Se for cultivada em boas condições, a mesma pode chegar até 1 metro, mas normalmente não passa dos 50 centímetros.

Uma das razões para que a espécie tenha um lugar especial nos quintais brasileiros é a sua adaptabilidade. A espécie se desenvolve bem tanto em vasos e canteiros, quanto se plantada no solo, tornando-se uma excelente opção para quem não dispõe de muito tempo para a jardinagem.

Popularmente, como já foi citado antes, a Saratudo é usada para tratar várias doenças, dentre as mais comuns estão: hemorragias, inflamações no útero, cistos, problemas de próstata, diarreia, dores de barriga, febre alta e cólicas menstruais.

Da mesma forma, o seu uso no preparo de chás, infusões e emplastros é bem diversificado. Existem aquelas pessoas que preferem fazer uso das folhas, outras dizem que as flores são melhores, e há os que acreditam mais nas raízes. Em resumo, não existe somente um método de preparo ou utilização, e as receitas variam de acordo com a sabedoria popular de cada região do Brasil.

Mas, como em todo jardim existem espinhos, a Saratudo também possui algumas contraindicações que precisam ser levadas a sério. De acordo com especialistas, apesar de ser de origem natural, ela não deve ser consumida por gestantes, diabéticos, mulheres que amamentam ou hipotensos.

Salientando que sempre é preferível buscar ajuda médica antes de se automedicar, mesmo que o remédio em questão seja algo vindo da natureza. O chá de Saratudo pode ser um bom complemento, mas jamais substituirá um tratamento clínico de fato!

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS