Conecte-se conosco

Automobilística

Avanço tecnológico: conheça a bateria inovadora que promete revolucionar o setor automotivo

As baterias de íon de sódio estão surgindo como uma alternativa às de íon de lítio. Novidade promete revolucionar o mercado.

Publicado

em

As baterias de íon de lítio são amplamente empregadas em veículos elétricos e dispositivos eletrônicos. Esse tipo de componente também desempenha um papel muito importante em armazenar energia proveniente de fontes renováveis, como a solar e a eólica.

No entanto, à medida que a eletrificação global avança, surge a necessidade de novas tecnologias para suprir tanta demanda. A solução que encontraram foi a bateria de íon de sódio. Para saber mais a respeito da novidade, continue a leitura.

Bateria de íon de sódio

As baterias de íon de sódio estão surgindo como uma promissora alternativa às tradicionais baterias de íon de lítio. Esses dois tipos possuem um design semelhante e operam por meio de reações químicas compostas por ânodo, cátodo, separador e eletrólito.

Embora a tecnologia de íon de sódio tenha sido deixada de lado por um tempo, recentes investimentos e avanços estão trazendo-a de volta ao cenário.

Uma das principais vantagens dos produtos de íon de sódio é o seu custo reduzido. Ao contrário das baterias de íon de lítio, elas não requerem materiais caros, como cobalto, cobre e lítio.

Empresas líderes no mercado, como CATL e Natron Energy, estão na vanguarda do desenvolvimento e comercialização dessas baterias inovadoras. Com sua expertise e investimentos contínuos, elas estão impulsionando a adoção e aprimorando a tecnologia de íon de sódio.

Os principais benefícios para os carros elétricos

As baterias de íon de sódio possuem alguns benefícios para os carros elétricos. No entanto, ainda não são capazes de oferecer a mesma autonomia que as de íon de lítio. A principal vantagem é que os materiais da primeira são muito mais baratos.

“Não utiliza materiais brutos caros. Não há cobalto, não há cobre, não há lítio, não há grafite, que são controlados principalmente pela China hoje em dia”, revela James Quinn, CEO da Faradion, fabricante britânica de baterias de íon de sódio.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS