Conecte-se conosco

Agronegócio

Musgos: pequenas plantas com grande impacto no meio ambiente; Veja o que diz a ciência sobre eles

Você sabia que os musgos são muito importantes para o meio ambiente? Continue a leitura e descubra todos os detalhes sobre o assunto.

Publicado

em

Os musgos, aquelas pequenas plantas pegajosas que parecem insignificantes, são plantas muito importantes para o meio ambiente. Eles fazem parte do grupo das briófitas, plantas simples e sem vasos condutores.

Podem viver em vários lugares, desde florestas úmidas até regiões congeladas, adequando-se ao cenário ambiental. Além disso, se reproduzem por meio de esporos e gametas que necessitam de água para se unir.

Importante para o meio ambiente

Crédito: Hanahstocks / Shutterstock

Essas pequenas plantas intrigantes possuem diversas funções ecológicas, como preparar o solo para outras plantas, evitar a erosão, reter água e carbono e servir de abrigo e alimento para muitos animais.

Além disso, alguns musgos têm usos medicinais, ornamentais e até mesmo energéticos. Por exemplo, os musgos-de-turfeira, por mais incrível que pareça, são queimados como combustível em algumas regiões do mundo.

Um importante estudo comprovou a importância da planta em todo o mundo. Foram aproximadamente 50 pesquisadores explorando os mais diversos tipos de musgos, em diferentes lugares do globo, da Antártida à Austrália, e os resultados foram surpreendentes.

David Eldridge, cientista da Universidade de New South Wales, localizada na Austrália, revelou:

Pegamos musgos de mais de 100 anos, borrifamos água e os vimos voltar à vida. Suas células não se desintegram como as de plantas convencionais.

Outro fato impressionante registrado durante a pesquisa é o tamanho estimado da área coberta por esse tipo de planta ao redor do mundo. De acordo com os dados, são aproximadamente 9,4 milhões de quilômetros quadrados de musgos.

Com tantos benefícios, Eldridge enfatiza que “Os musgos podem ser o veículo perfeito para iniciar a recuperação de solos urbanos e naturais gravemente degradados.”

Em suma, essas pequenas plantas causam um grande impacto no meio ambiente do mundo inteiro. Eles mostram a diversidade e a beleza da natureza e merecem ser respeitados e, principalmente, preservados. A ciência estuda os musgos há muito tempo e ainda tem muito a ser descoberto sobre esses seres fascinantes.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS