Ações, Units e ETF's
Americanas (AMER3) inicia processo de venda da Uni.co
O ativo em foco é dono das marcas de varejo Puket e Imaginarium.
A Americanas (AMER3) iniciou o processo de venda da Uni.co, dono das marcas de varejo Puket e Imaginarium, conforme comunicado encaminhado ao mercado.
De acordo com o documento, trata-se do Market Sounding para prospecção de interessados na aquisição do referido ativo, conforme previsto no Plano de Recuperação Judicial protocolado pela empresa perante a 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro em 20 de março de 2023.
Também traz que a RJ prevê a alienação da participação no Grupo Uni.co em processo competitivo, na forma da Lei nº 11.101/2005 (“LRF”), e acrescenta que contratou o Citigroup Global Markets Brasil, Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. como seu assessor financeiro para a condução do processo de Market Sounding, com o intuito de alcançar interessados.
Americanas (AMER3): recuperação judicial
Vale lembrar que a varejista reportou um rombo de R$ 20 bilhões no dia 8 de janeiro, quando o até então CEO Sérgio Rial deu luz ao tema.
Uma semana depois já havia entrado com pedido de recuperação judicial, posteriormente aceito tanto no Brasil quanto nos EUA.
Na sequência, por observância dos administradores judiciais, soube-se que a companhia tinha dívidas superiores a R$ 40 bilhões.
Para piorar a situação, boa parte destas dívidas era com bancos e instituições de investimentos, que imediatamente entraram com uma enxurrada de liminares para receber os recursos antecipadamente.
Efeito no mercado
O caso Americanas aumentou custo do crédito via mercado de capitais, informou o Banco Central (BC). “O resultado foi uma postura mais rigorosa nas operações de IFS de risco sacado. Com Americanas e endividamento PF, 2003 começa com maior redução dos ritmos de crescimento, afirma a autoridade monetária”, destacou.
Marketplace
Vale destacar, ainda, que a crise pela qual passa a varejista fez as vendas diárias de seu marketplace recuarem quase 40%, de acordo com dados coletados pela plataforma Magis5, hub que atua no segmento do e-commerce.
O estudo mostrou que em fevereiro, um mês após a crise, houve uma redução de 35,3% na média de pedidos diários e de 30,79% em relação ao volume bruto de mercadorias (GMV, em inglês). Ao fazer o comparativo com os dois últimos trimestres de 2022, a redução é ainda maior: 47,3% na média diária de pedidos e de 39,6% em GMV.

-
Tecnologia17 horas atrás
Nubank tem surpresa exclusiva para os clientes; fique por dentro
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Tecnologia1 dia atrás
Não jogue fora! Veja ideias criativas para reaproveitar seu modem antigo
-
Tecnologia1 dia atrás
Qual smartphone os magnatas da tecnologia usam? As escolhas de Cook, Bezos, Musk e outros
-
Tecnologia1 dia atrás
ChatGPT lança assistente de compras: como utilizar e quais os benefícios da novidade?
-
Economia1 dia atrás
Mudanças no seguro-desemprego: veja novos valores e regras atuais
-
Finanças2 dias atrás
Primo Pobre compartilha estratégias para conseguir o melhor financiamento imobiliário possível
-
Curiosidades13 horas atrás
Jovem de 14 anos visita parque com a família e sai de lá com R$ 5 milhões no bolso