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Americanas (AMER3) inicia processo de venda da Uni.co

O ativo em foco é dono das marcas de varejo Puket e Imaginarium.

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A Americanas (AMER3) iniciou o processo de venda da Uni.co, dono das marcas de varejo Puket e Imaginarium, conforme comunicado encaminhado ao mercado.

De acordo com o documento, trata-se do Market Sounding para prospecção de interessados na aquisição do referido ativo, conforme previsto no Plano de Recuperação Judicial protocolado pela empresa perante a 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro em 20 de março de 2023.

Também traz que a RJ prevê a alienação da participação no Grupo Uni.co em processo competitivo, na forma da Lei nº 11.101/2005 (“LRF”), e acrescenta que contratou o Citigroup Global Markets Brasil, Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. como seu assessor financeiro para a condução do processo de Market Sounding, com o intuito de alcançar interessados.

Americanas (AMER3): recuperação judicial

Vale lembrar que a varejista reportou um rombo de R$ 20 bilhões no dia 8 de janeiro, quando o até então CEO Sérgio Rial deu luz ao tema.

Uma semana depois já havia entrado com pedido de recuperação judicial, posteriormente aceito tanto no Brasil quanto nos EUA.

Na sequência, por observância dos administradores judiciais, soube-se que a companhia tinha dívidas superiores a R$ 40 bilhões.

Para piorar a situação, boa parte destas dívidas era com bancos e instituições de investimentos, que imediatamente entraram com uma enxurrada de liminares para receber os recursos antecipadamente.

Efeito no mercado

O caso Americanas aumentou custo do crédito via mercado de capitais, informou o Banco Central (BC). “O resultado foi uma postura mais rigorosa nas operações de IFS de risco sacado. Com Americanas e endividamento PF, 2003 começa com maior redução dos ritmos de crescimento, afirma a autoridade monetária”, destacou.

Marketplace

Vale destacar, ainda, que a crise pela qual passa a varejista fez as vendas diárias de seu marketplace recuarem quase 40%, de acordo com dados coletados pela plataforma Magis5, hub que atua no segmento do e-commerce.

O estudo mostrou que em fevereiro, um mês após a crise, houve uma redução de 35,3% na média de pedidos diários e de 30,79% em relação ao volume bruto de mercadorias (GMV, em inglês). Ao fazer o comparativo com os dois últimos trimestres de 2022, a redução é ainda maior: 47,3% na média diária de pedidos e de 39,6% em GMV.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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