Tecnologia
Lucro à vista! TikTok vai recompensar criadores de filtros populares; Veja as regras!
Rede social anunciou novo programa de monetização para incentivar criadores. Valor pode chegar a US$ 840, conforme as condições estipuladas.
O TikTok anunciou uma novidade nessa terça-feira (16) que vai agradar os criadores de conteúdo que atuam na rede social chinesa. E o motivo é bem simples: vem dinheiro por aí!
O programa “Effect Creator Rewards“ vai recompensar financeiramente os usuários responsáveis por filtros que são populares no “Effect House”, a ferramenta de criação para designers e desenvolvedores da plataforma.
Basicamente, os pagamentos serão feitos após os filtros atingirem um determinado número de uso. As condições estipuladas pelo TikTok são as seguintes:
- US$ 700 para filtros usados em 500 mil vídeos únicos até 90 dias após a publicação;
- Adicional de US$ 140 para filtros usados em 100 mil vídeos publicados posteriormente nos mesmos 90 dias.
Quais países terão acesso ao benefício?
O TikTok divulgou ao site TechCrunch que o novo fundo valerá, em primeiro momento, para alguns poucos países, somente. São eles: Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido.
Em relação ao Brasil, nada foi especificado pela plataforma. Ou seja, não existe, até o momento, uma previsão de quando esses valores serão pagos para os criadores nacionais.
O programa em si tem um total de US$ 6 milhões para pagar em recompensas. Ao anunciar a novidade, o TikTok não falou em possibilidade de renovação, caso todo o valor seja gasto. Resta aguardar.
Monetização
Esta não é a primeira vez que o TikTok anuncia um programa de monetização. Em fevereiro deste ano, a rede social criou o “Programa Criativo”, fundo que recompensa criadores do Brasil e dos EUA por vídeos de até um minuto.
Para garantir o dinheiro, os conteúdos precisam ter mais de 100 mil visualizações, os usuários devem ser maiores de 18 anos e ter mais de 10 mil seguidores.
O programa foi criado como resposta a outra iniciativa semelhante, lançada em 2020, que tinha um fundo de US$ 200 milhões para remunerar criadores na plataforma.
Apesar do montante expressivo, a medida foi bastante criticada, à época, por causa dos valores baixos pagos individualmente para cada criador.

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