Economia
Preços ao consumidor dos EUA perdem ritmo em setembro
Índice de preços ao consumidor teve alta de 0,2% no mês passado, após salto de 0,4% em agosto.
Os preços ao consumidor dos Estados Unidos saltaram pelo quarto mês seguido em setembro, mesmo com a desaceleração da inflação em meio à fraqueza no mercado de trabalho, com o valor de carros e caminhões subindo no maior ritmo desde 1969 conforme a economia se recupera da pandemia de maneira fragmentada.
O índice de preços ao consumidor teve alta de 0,2% em setembro, após salto de 0,4% no mês anterior. O índice disparou 0,6% em junho e em julho, após queda três meses anteriores em meio a queda na demanda após fechamentos de empresas para conter a disseminação do coronavírus.
O aumento de 6,7% nos preços de automóveis e caminhões usados respondeu pela maior parte do avanço do índice geral no mês passado, tendo site o maior ganho desde fevereiro de 1969 e superior ao salto de 5,4% em agosto. Também registraram altas os custos de veículos novos e com recreação, enquanto os preços de seguros de veículos, passagens aéreas e roupas caíram.
No acumulado de 12 meses até setembro, o índice de preços ao consumidor disparou 1,4%, após salto de 1,3% em agosto. A expectativa dos economistas consultados pela Reuters era de alta de 0,2% no índice em setembro e 1,4% em 12 meses.
O relatório do Departamento do Trabalho dos EUA divulgado nesta terça-feira deve permitir que o Federal Reserve (Fed) mantenha os juros próximos a zero por um tempo e continue com as injeções maciças de dinheiro, mesmo que o documento não tenha impacto direto sobre a política monetária.
O banco central norte-americano está com atenções voltadas para o mercado de trabalho, e adotou metas flexíveis de inflação média, o que, pelo menos em teoria, poderia provocar a tolerância da alta de preços acima da meta de 2% por um período prolongado, uma maneira compensar os anos em que a inflação ficou abaixo do objetivo.
O auxílio desemprego está sendo pago a pelo menos 25,5 milhões de norte-americanos no momento.

-
Tecnologia24 horas atrás
Nunca faça ESTAS perguntas a uma IA, mesmo se a curiosidade for grande
-
Mundo2 dias atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças2 dias atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Agronegócio20 horas atrás
Cavalo mais caro do mundo é brasileiro e vale R$ 160 milhões
-
Agronegócio2 dias atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Tecnologia2 dias atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Cotidiano2 dias atrás
Nova lei do CPF: descubra as mudanças que já estão em vigor
-
Tecnologia2 dias atrás
Quer saber se alguém acessou seu Facebook? Saiba o que fazer