Curiosidades
Esperança inusitada? Será que o vinagre realmente pode retardar o aquecimento global?
Equipe de cientistas australianos fazem uma descoberta incrível sobre o uso do vinagre, um item bastante comum nas cozinhas do mundo todo!
O título parece estranho e apelativo, mas de acordo com engenheiros químicos da Monash University, na Austrália, há um novo processo industrial com base no vinagre que possui o poder de auxiliar no retardo do aquecimento global!
A pesquisa foi divulgada em uma revista chamada Nature Communications e revela um meio de fazer ácido acético a partir do excesso de dióxido de carbono (CO₂), existente na nossa atmosfera terrestre.
O processo pode, por sua vez, resultar em emissões negativas de carbono. E adivinhem só, o ácido acético nada mais é do que o nome científico do principal componente do nosso querido vinagre.
O estudo revelou ainda que, essa substância criada do CO₂, que por sua vez foi capturado por meio de um catalisador sólido econômico, pode substituir os catalisadores líquidos à base de ródio comumente usado.
Esses últimos modelos citados acima, necessitam de processos extras para separar e purificar os materiais coletados, enquanto os sólidos não precisam de nada disso e ainda conseguem reduzir as emissões de poluentes.
Como essa nova descoberta poderá impactar o parque industrial mundial?
Segundo o cientista Akshat Tanksale, líder da pesquisa, a novidade poderá ser bastante útil para as indústrias ao redor do mundo. Afinal, mesmo que nós parássemos de poluir agora, as emissões de CO₂ ainda permaneceriam por 1000 anos.
Basicamente, esse seria o tempo necessário para a natureza reequilibrar o excesso de gases nocivos que já foram emitidos pela humanidade até hoje.
Os estudiosos ainda revelam que, é urgente começar a remover os poluentes da camada de ozônio e transformá-los em algo que não seja prejudicial ao nosso planeta. Portanto, de agora em diante, o objetivo da equipe é criar um processo viável para fazer isso.
O método precisará ser industrialmente fácil de aplicar em larga escala, para a sua adoção poder ser realizada massivamente, e assim todos usufruam da tecnologia e seus benefícios para desacelerar o aquecimento global.

-
Bancos19 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF15 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia11 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas7 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver