Conecte-se conosco

Tecnologia

Acabe com as dúvidas: Mitos e verdades sobre celulares que você deve saber!

Você sabe quais são as mentiras mais comuns sobre celulares? Aqui, iremos desvendar cinco delas e mostrar a verdade por trás dos mitos.

Publicado

em

Os celulares são aliados indispensáveis do nosso dia a dia, mas também são alvo de muitas informações exageradas e simplesmente falsas. Por exemplo, será mesmo que carregar o celular à noite faz mal? E deixar os aplicativos abertos, realmente deixa o aparelho mais lento?

Esses são apenas alguns questionamentos que vêm à mente quando pensamos nos boatos que ouvimos sobre smartphones. Essas questões são muito comuns entre os usuários da tecnologia, mas nem sempre têm uma resposta clara e confiável.

Pensando nisso, aqui nós iremos esclarecer cinco mentiras sobre celulares que você muito provavelmente já ouviu, além de mostrar o que realmente acontece com esses aparelhos. Confira logo abaixo!

5 mentiras sobre celulares que você já ouviu

“Carregar o celular à noite estraga a bateria”

As baterias inevitavelmente ficam piores com o tempo, já que são componentes consumíveis. Existem algumas maneiras de prolongar a vida útil dela, mas evitar carregar o celular durante a noite definitivamente não é uma delas.

Isso porque os smartphones são capazes de reconhecer quando o carregamento foi concluído, interrompendo, assim, grande parte do fluxo de carga. Assim, quando o aparelho fica na tomada durante toda a noite, a bateria não será prejudicada, pelo menos nos aparelhos novos.

“Fechar aplicativos deixa o celular mais rápido”

Se a porta estiver aberta, você vai entrar mais rápido ou mais devagar no cômodo? É exatamente essa a lógica dos aplicativos nos smartphones. Isso porque quando eles estão minimizados, não consomem bateria ou processamento.

No entanto, se você tem o costume de fechar as aplicações, estará forçando mais seu aparelho, que precisa de mais recursos de processamento e energia para abri-los novamente.

“Só pode usar o carregador que veio com o celular”

Outro mito é de que só é permitido utilizar o carregador original do aparelho, que veio junto com ele. Isso é um problema ainda maior quando pensamos nos preços praticados pelas empresas de tecnologia, que chegam a cobrar mais de R$ 400 por um kit com cabo USB e carregador de parede.

Então, carregadores certificados por órgãos reguladores – no caso do Brasil, a Anatel -, são completamente seguros ao seu aparelho, desde que a potência do adaptador seja compatível a energia suportada pelo seu smartphone.

“O celular tem que descarregar completamente antes de ser carregado”

Esse mito pode até mesmo prejudicar o seu aparelho. Isso porque as baterias dos aparelhos são de íons de lítio, um componente que não tem problemas de memória, de modo que não “viciam” mais, como acontecia antigamente.

A recomendação é que o celular esteja sempre na faixa de 20% e 80% da carga, já que isso coloca o componente em seu menor nível de estresse, aumentando, assim, a vida útil.

“Quanto mais megapixels, melhor a câmera”

Atualmente, vemos com frequência aparelhos com mais de 100 MP de resolução nas câmeras. No entanto, se basear puramente nessa informação para determinar a qualidade das fotos é um erro bastante comum e difundido entre os usuários.

O que determina a qualidade da imagem final vai muito além dos megapixels, sendo que a qualidade da lente, a tecnologia do sensor, a abertura da foto, o processador de imagem e o tamanho acabam influenciando muito mais no processo.

Os megapixels nada mais determinam do que o tamanho físico da imagem que seu dispositivo é capaz de registrar, não tendo muito impacto na qualidade da foto em si.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS