Conecte-se conosco

Tecnologia

IA no TikTok? Rede social terá chatbot próprio dentro do app; Veja detalhes!

Publicado

em

O TikTok também entrará na corrida da inteligência artificial. A plataforma já está em fase de testes do próprio chatbot, bem ao estilo do ChatGPT.  

De acordo com a agência Reuters, a ferramenta permitirá que os usuários da rede social conversarem sobre vídeos curtos e receberem recomendações personalizadas sobre o que assistir.  

A intenção, basicamente, é que a IA substitua a viciante seção “For You”, já bastante utilizada e velha conhecida dos usuários da plataforma.

Descoberta  

A novidade foi descoberta pela empresa Watchful Technologies. O chatbot recebeu o apelido de “Tako” em algumas versões do app para iPhones.  

Imagens e vídeos compartilhados pela empresa de pesquisa foram, rapidamente, replicados na internet e geraram enorme curiosidade sobre como o chatbot vai funcionar.

O “Tako” será representado por um perfil com a imagem de um fantasma. Ele é capaz de interagir com os usuários enquanto eles assistem aos vídeos.

Substituto do atual “For you”

O chatbot fará recomendações personalizadas, a partir dos interesses de cada pessoa. Isso já acontece hoje, por meio do algoritmo da seção “For You”. A ferramenta leva em consideração o histórico de visualizações e curtidas.  

O Tako deverá substituir essa seção e será, ainda, uma nova forma de interação e pesquisa. Por meio da troca de mensagens de texto, a inteligência artificial ajudará a encontrar conteúdos que se adequem ao que foi questionado pelo usuário.  

Um porta-voz da plataforma confirmou as informações divulgadas pela Reuters e declarou, somente, que o aplicativo está sempre explorando novas tecnologias.  

Motivo de preocupação

O que preocupa, no entanto, é sobre o tipo de resultado que essa ferramenta irá mostrar para usuários com menos de 18 anos. O debate deve seguir a mesma linha do que já acontece no segmento tecnológico sobre a segurança dos demais sistemas de Inteligência Artificial.

Uma demonstração feita pela Watchful mostrou que, quando questionado sobre como ensinar respeito às crianças, o Tako sugeriu conteúdos compartilhados por usuários do TikTok e recomendou vídeos relacionados ao tema.  

De acordo com a plataforma, o chatbot ainda é um experimento e as respostas podem ser imprecisas. As conversas deverão ser revistas e a dica é que os usuários evitem compartilhar dados pessoais.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS