Conecte-se conosco

Agronegócio

A fascinante jornada pelo mundo da Flor Narciso: Cuidados e significado!

Publicado

em

Muito valorizada pela sua beleza estonteante e pelo aroma doce e delicado que preenche o ambiente durante a primavera, a flor Narciso é nativa da região mediterrânea, mas pode ser cultivada por regiões em todo o mundo.  

Suas tonalidades vibrantes e suas pétalas em forma de trombeta se tornaram um clássico da renovação e do renascimento que ocorre com o início da primavera.  

História mística  

O Narciso tem origem grega e, por causa disso, carrega consigo muitas lendas e misticismo. A história clássica é que o jovem Narciso, ao se deparar com sua imagem refletida nas águas límpidas e cristalinas de um rio, se afogou e acabou morrendo.  

De acordo com a mitologia grega, ao ver seu reflexo, ele se transformou em uma flor na beira de um rio para que, dessa forma, pudesse ver aquela imagem para toda a eternidade.  

Significado e simbolismo  

Nos dias de hoje, a flor Narciso é símbolo de renascimento e do início da primavera – já que essa espécie tem seu período de floração durante essa estação e somente por 20 dias.  

Seu perfume e aroma doce são associados a momentos de alegria, esperança, positividade e boa sorte. Seu uso é muito comum em formato de ramalhetes, eventos e cerimônias, o que colabora para essas associações.  

Características da planta  

A Narcissus poeticus é uma espécie com tons de verde intenso e folhagem alongada, que é combinada com pelo menos seis pétalas na parte exterior.  

Seu formato rústico e aspecto vigoroso têm, em seu interior, uma estrutura que remete a um pequeno trompete ou funil. Com um ciclo de vida perene, a planta pode chegar a uma altura de 15 a 50 centímetros.  

A diversidade de tonalidades também é uma característica que chama a atenção, as cores mais comuns são: branco, amarelo e tons de branco. Também existem flores lilás, alaranjado, rosa e azul.  

Cuidado: planta tóxica  

É necessário destacar que a flor narciso é uma planta tóxica tanto para humanos quanto para animais, por isso, não é indicado o cultivo dela em ambientes com pets ou crianças pequenas.  

Além de não ser recomendado ingeri-la por acarretar perigosos problemas de saúde, também é necessário ter cuidado com o manejo da planta, uso de luvas e óculos de proteção são indicados nesses casos para evitar enfermidades de pele.  

O consumo dessa espécie pode acarretar sintomas como:  

  • Fortes náuseas
  • Cólicas
  • Convulsões
  • Desmaios

Ao ingerir acidentalmente o narciso, é recomendado buscar ajuda médica para recuperação e cura dos sintomas e para não acarretar em problemas de saúde maiores e mais graves.  

Cuidados

O cronograma de rega deve ser frequente, em especial durante o período de floração. Tome cuidado para não encharcar o solo nem as flores, já que elas tendem a acumular água.  

Ao menos uma vez por ano, a planta precisa de adubação e aplicação de materiais orgânicos; em geral, ela se desenvolve bem na maioria dos tipos de terra.  

A luz solar deve ser direta e se desenvolve bem em um clima temperado, o recomendado é evitar geadas e deixá-la pelo menos à meia-sombra.

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS