Curiosidades
Interesseiro na área? Descubra os 4 sinais que não enganam!
Infelizmente, o número de pessoas interesseiras parece crescer a cada dia, mas existem alguns meios para aprender a identificá-las. Venha descobrir como.
O ser humano por si é um “animal” sociável, como a maioria dos primatas. Foi justamente essa vida e sociedade que nos permitiu sair das cavernas e erigir grandes cidades, com padrões de vida complexos e hierarquias definidas.
É claro que, da Antiguidade para cá, os padrões sociais mudaram muito e inclusive costumam variar de um povo para outro. Mas, existe uma coisa que raramente muda: o fato de que precisamos interagir com nossos semelhantes e nos relacionar com eles.
Mesmo com tantos avanços nos ramos da Sociologia e da Psicologia, essa profunda teia de relações que liga a nossa espécie, e o seu funcionamento ainda intriga profissionais do mundo todo. Aqui, vamos falar um pouco sobre o “interesse”. Fique ligado!
Como é possível identificar uma relação interesseira?
Praticamente nenhum tipo de interação humana ocorre sem que haja algum nível de interesse por trás dela. Basta olhar nosso círculo de amizades e compreenderemos que buscamos nos aproximar de pessoas que nos acrescentem algo.
É claro que não estamos falando apenas de itens materiais, pois muitas vezes gostamos de estar perto de alguém por conta de uma característica pessoal que o indivíduo possua, a qual nos agrada.
Por exemplo, você é alguém com muito senso de humor e busca amizades com gente que gosta de contar piadas, para fazê-lo rir. Perceba que essa relação possui um interesse, apesar de não ser financeiro.
Agora, também existem aqueles que apenas se aproximam de alguém buscando vantagens predatórias, sem nem ao menos realmente gostar da pessoa. E é com esse tipo que deve-se tomar cuidado, afinal, nunca sabemos o que esperar de alguém assim.
Pessoas movidas apenas por interesses podem ser capazes de qualquer coisa, ainda mais quando se dão conta de que seus objetivos ou objetos de desejo estão sendo ameaçados por terceiros. A seguir, confira algumas estratégias para identificar os interesseiros e se proteger deles.
1. Comportamento oportunista
Gente interesseira geralmente apenas dá o ar da graça quando quer alguma coisa ou vê algum benefício no contato. Então, se você tem amigos que só dão as caras para te pedir favores, comece a abrir melhor os olhos.
2. Foco demasiado em bens materiais
Interesseiros se interessam muito por bens materiais, e olha só que belo trava-línguas nós acabamos de criar aqui. Enfim, pessoas assim costumam se importar em demasia com dinheiro, carros, roupas caras e status social.
Portanto, preste bastante atenção se quem está ao seu lado parece mais propenso a apreciar os seus recursos financeiros do que a sua própria companhia.
3. Manipulação emocional profunda
Lembra da personagem Ivonne, interpretada pela belíssima Letícia Sabatella na novela “Caminho das Índias”? Aquela era uma interesseira de primeira, e, portanto, uma mestre em manipulação emocional.
Tudo bem que o caso da vilã se tratava de uma psicopatia, mas interesseiros no geral costumam ser experts na manipulação emocional. Assim, desconfie de bajulação excessiva ou joguinhos emocionais em demasia.
4. Falta de reciprocidade
Um relacionamento equilibrado é aquele em que a pessoa de doa ao outro, mas também recebe, e isso se chama reciprocidade. Infelizmente, indivíduos interesseiros desconhecem isso e costumam demonstrar desinteresse quando conseguem alcançar seus objetivos.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia12 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política15 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira