Commodities
Metals Focus vê produção de ouro recorde em 2021
Preços altos do metal ajudarão a aumentar a produção em 8,8% em 2021, para um recorde de 3.664 toneladas.
A consultoria Metals Focus projetou nesta quarta-feira que minas mundiais devem produzir 3.368 toneladas de ouro em 2020, recuo de 4,6% frente ao ano passado o menor volume em cinco anos, mas os preços elevados do metal impulsionarão o crescimento da produção em 8,8% em 2021, para um recorde de 3.664 toneladas.
Por outro lado, o chefe de suprimentos de minas da Metals Focus, Adam Webb, afirmou em um seminário online que a demanda por ouro deve ter queda de 25% este ano, para aproximadamente 3.000 toneladas, antes de uma retomada para avanço de 17% em 2021.
Na cotação atual, três mil toneladas de ouro valem cerca de 180 bilhões de dólares.
Muitas minas foram fechadas temporariamente e a venda de ouro teve queda em meio à pandemia, mas o cenário também gerou uma disparada nas compras do metal em razão da crença de que ele traz segurança.
Com a corrida de investidores pelo ouro, os preços dispararam para acima de 2.000 dólares a onça no início deste ano, o patamar mais alto já visto.
Os preços provavelmente continuarão na média acima de 2.000 dólares por onça em 2021, disse a Metals Focus.
A consultoria afirmou ainda que os lucros das mineradoras por onça no segundo trimestre deste ano foram em média de 739 dólares a mais do que os custos, contra cerca de 350 dólares em meados do ano passado.
A Metals Focus prevê que a produção de ouro por mineradores artesanais e de pequena escala, que utilizam tecnologia básica, deve ter leve queda neste ano, antes de crescer 13% para mais de 600 toneladas em 2021, o que a levaria a um nível recorde.

-
Mercado de Trabalho3 horas atrás
Quer morar nos EUA? Estas 6 profissões facilitam seu acesso ao Green Card
-
Investimentos1 dia atrás
Estudante arrisca herança em ações e vê patrimônio ‘derreter’ horas depois
-
Finanças10 horas atrás
Por que meu score de crédito não para de cair? Veja os principais erros
-
Economia1 dia atrás
Top 10 países para curtir a vida depois dos 60. Brasil está entre eles?
-
Moedas2 dias atrás
Maior moeda de ouro do mundo pesa 1 tonelada e vale mais de R$ 3 milhões
-
Economia1 dia atrás
Nova nota fiscal: o que muda e como as empresas devem se adequar?
-
Economia2 dias atrás
Dívida dos estados brasileiros supera R$ 1 trilhão; quatro deles respondem por 76%
-
Agronegócio1 dia atrás
Você vai sentir os efeitos: La Niña pode voltar ainda este ano, dizem especialistas