Tecnologia
Namoro virtual elevado à quinta potência: programador cria IA para fazer o papel de namorada
Já considerou namorar uma Inteligência Artificial? Pois isso pode ser brevemente possível. Um programador criou uma ferramenta que vai elevar o namoro virtual para níveis jamais vistos antes.
O amor é lindo, concorda? Afinal, quem é que nunca realizou uma loucura quando estava apaixonado? Agora, um programador chamado Enias Cailliau resolveu extrapolar um pouco os limites, criando algo bastante singular.
E não, ele não fez nenhum pedido de casamento em público e gravou, em vez disso, o homem preferiu criar um app para clonar a própria namorada, utilizando IA (Inteligência Artificial).
Dessa forma, nasceu o GirlfriendGPT, ferramenta batizada pelo especialista e que pode recriar a personalidade de qualquer pessoa, usando posts dela nas redes sociais como base comportamental.
De onde surgiu a inspiração para criar a ferramenta?
Cailliau namora uma mulher chamada Sacha, e a namorada basicamente aprovou os experimentos. A versão em IA da garota interage com ele através do Telegram, podendo inclusive mandar mensagens, áudios e até mesmo fotos para o inventor.
Quando perguntado sobre o motivo que o levou a criar a versão virtual de sua própria parceira, ele afirma que ficou obcecado pelos modelos de linguagem avançada lançados pela OpenAI, por isso decidiu criar algo parecido.
Dessa forma, ele utilizou alguns programas já existentes que visavam recriar namoradas, e a partir daí criou a sua própria ferramenta, para qualquer pessoa poder construir uma “web namorada”.
Para desenvolver o novo aplicativo, Enias se valeu do Bard, o modelo de IA recém-lançado pela Google. Assim, Cailliau pode identificar os traços de personalidade da própria companheira e recriá-los.
Já para a parte da voz, ele se valeu do ElevenLabs enquanto o visual ficou por conta do Diffusion, que permitiu que Sacha enviasse imagens enquanto ambos mantinham uma conversa.
Porém, a curiosidade que fica é: O que será que a namorada de carne e osso achou de tudo isso? Bem, segundo a jovem, ela ficou lisonjeada por ter sido recriada com tanta perfeição, em vez de alguma influencer aleatória.
Para o inventor da plataforma, ela possui um potencial que ultrapassa a simples clonagem de personalidade e pode servir como companhia para pessoas depressivas ou com problemas de relacionamento.

-
Bancos19 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF15 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia11 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas7 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver