Conecte-se conosco

Tecnologia

Travazap: o novo link que vem causando alvoroço no mensageiro da Meta

Conheça o polêmico “travazap”, um link malicioso que tem causado problemas no WhatsApp, tornando o aplicativo inutilizável.

Publicado

em

Nos últimos dias, uma nova ameaça virtual vem circulando nas redes sociais e causando bastante tumulto entre os usuários do WhatsApp.

Trata-se do “travazap”, um link capaz de tornar o aplicativo de mensagens mais popular do mundo inutilizável, deixando os usuários frustrados e impedidos de usar a plataforma.

Nesta matéria, nós iremos explorar em detalhes essa nova ameaça e fornecer informações essenciais para que você entenda como a prática funciona e como proteger-se contra ela. É importante conhecer os riscos e tomar medidas preventivas para garantir a segurança de seus dados e evitar transtornos.

O que é o novo travazap?

O travazap é um link malicioso que, ao ser acessado, sobrecarrega o WhatsApp com uma série de comandos desconhecidos, fazendo com que o aplicativo trave e se torne inacessível.

Esse tipo de ataque é conhecido como “denial of service” (negação de serviço) e pretende causar disrupção e incômodo aos usuários.

O vilão é o link wa.me/settings que, mesmo sendo um mero redirecionamento para as Configurações do aplicativo, acaba colocando o WhatsApp em um loop de problemas, até que o mensageiro seja reiniciado. Caso o usuário acesse novamente o chat no qual o link foi enviado, o bug acontece novamente.

Até o momento, conforme as informações, esse problema está acontecendo em versões recentes do mensageiro para o sistema operacional Android, não tendo qualquer efeito nas outras versões do serviço para iOS, Windows ou Web, então, se você usa uma dessas versões pode ficar tranquilo.

Como se proteger?

No momento, a única solução é vincular a conta ao WhatsApp Web ou ao aplicativo de desktop para se proteger do bug. Desse modo, quando receber o link maldoso, você pode entrar no chat em outra plataforma e usar a opção “apagar para mim” e voltar à conversa pelo celular.

Cabe ressaltar que, como é uma falha bem grave e até agora sem maiores explicações por parte da Meta, o WhatsApp deve ser atualizado em breve para corrigir o problema.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS